O projeto visa estimular a ter mudas de escova de garrafa (Callistemon ssp) ou quaresmeira (Tibouchina ssp) de 1,20 m a 1,50 m de altura, plantadas em suas calçadas, sem qualquer custo.
São árvores com características ornamentais notáveis, de pequeno porte, que atingem, no máximo, de 4 a 6 metros de altura, sendo particularmente interessante para arborização de calçadas sob fiação elétrica, explica o Secretário Cristovam Lages Canela, ressaltando tratar-se de forma experimental, aproveitando o período de chuvas, propício para o plantio.
De acordo com o projeto, a Secretaria se encarrega de plantar, adubar e colocar o tutor (haste que segura a muda). Para ter a árvore plantada, basta que o cidadão interessado ligue para o telefone 3929-9870 e solicite a espécie, indicando o endereço para plantio. Apenas a manutenção ficará a cargo do munícipe.
As árvores não só acrescentam beleza ou sombra. Elas servem de ambientação aos pássaros e colaboram na purificação do ar que respiramos, explicou a bióloga Ana Paula Mendes Lima.
A bióloga espera que moradores e comerciantes participem do projeto, principalmente na área central da cidade, onde o défícit de árvores é maior.
Assessoria de Comunicação