Nesta terça-feira (19) a Prefeita Simone Tebet (PMDB) concedeu uma entrevista coletiva com o objetivo de elucidar aos meios de comunicação de Três Lagoas sobre a prisão do fiscal de obras João Ferreira Borges, acusado de extorsão. Estiveram presentes o chefe de gabinete Fernando Milan, o Secretário de Obras Getúlio Neves e o Secretário de Administração Odair Biassi, além do vereador Rialino (PMDB) e demais Secretários Municipais. O fiscal de obras João Ferreira Borges foi preso em flagrante na última segunda-feira (18) enquanto tentava extorquir R$ 200 de um empresário.
Há cerca de um ano a administração pública investigava denúncias em relação ao fiscal. A prisão foi feita pela Polícia Civil apenas ontem devido à falta de identificação das vítimas anteriores, o que dificultou o recolhimento de fatos que pudessem comprovar a extorsão. Ferreira exigia propina para que não fossem notificadas irregularidades em construções.
O comerciante Aparecido Antônio Pavanelli, de quem o fiscal cobrava R$ 200, decidiu colaborar com as investigações e com o flagrante armado pela polícia. Segundo o Secretário de Obras Getúlio Neves, esta atitude foi essencial para que a denúncia fosse confirmada.
Providências
O Secretário de Administração Odair Biassi relatou que a Polícia Civil foi procurada tão logo tomou conhecimento do fato e da manifesta colaboração de Pavanelli. Desde então a Polícia Civil ficou encarregada de armar o flagrante e prender o fiscal. Biassi esclareceu também que foi instaurado um inquérito administrativo para apuração e pode culminar na demissão do funcionário. Questionado sobre a imagem da administração pública, o Secretário explicou que a punição de atos como esse enaltece a gestão da Prefeita Simone.
Fernando Milan, chefe de gabinete, foi quem levou a denúncia ao conhecimento da prefeita que, imediatamente recomendou a investigação e, caso fosse comprovada a culpa, que as providências legais fossem tomadas. Milan ressaltou que Simone deseja transparência e clareza em sua administração e fez um apelo aos cidadãos. Qualquer atitude incorreta dos servidores públicos municipais devem ser denunciadas pelo telefone 3929-9911.
Fato Lamentável
Simone classifica como lamentável o fato ocorrido e explica que agiu com cautela até a concretização da denúncia. Procedemos como cidadãos e procuramos a polícia.
A prefeita disse também que em sua administração, nenhuma atitude similar será tolerada. Nenhum servidor público pode usar de artifícios desonestos para obter vantagens, enquanto eu for prefeita, desde os funcionários mais humildes até os Secretários Municipais serão tratados igualmente e punidos com rigor se constatada alguma irregularidade.
Prejuízos
Simone citou a crise política vivenciada no Brasil para exemplificar os prejuízos que a desonestidade causa ao município. O desvio de dinheiro público não será aceito em minha administração, pois significa menos asfalto, drenagem e investimentos em qualidade de ensino. A prefeita complementou que, com a grande quantidade de impostos pagos pela população e com o critério de distribuição de renda, é necessária economia rigorosa dos cofres municipais. Devido a esse controle rigoroso de nossas contas já contabilizamos a entrega de tantas obras.
Assessoria de Comunicação