Nesta quarta-feira (30) o Projeto Mandala realizou sua primeira colheita, um mês após sua implantação no bairro JK. As hortaliças serão doadas para as creches Nilza Tebet e Olga Salati, que atendem às crianças da região.
Segundo a Presidente do bairro, Dalva Teixeira, a doação dos alimentos foi a melhor maneira encontrada para retribuir às mudas fornecidas gratuitamente pela Prefeitura.
Toda a estrutura do projeto Mandala foi construída pela equipe da Secretaria de Agronegócios que também forneceu suporte técnico e apoio à comunidade. A equipe nos ensinou técnicas de plantio, colheita e irrigação e sempre que tínhamos alguma dúvida a Secretaria esteve pronta a nos atender, ressalta Dalva.
Ajuda da comunidade
A Presidente diz ainda que toda a comunidade do bairro JK está envolvida no projeto. As crianças ajudaram a plantar e todos os dias alguns moradores checam a irrigação e retiram o mato ao redor das hortas.
Irene Lopes da Costa, professora aposentada é uma das moradoras que visita o projeto todos os dias. Cuidar das hortaliças é para mim uma terapia, revela. A moradora explica que trata os alimentos como se fossem bebês, com todo o carinho e atenção necessárias. A colheita simboliza o fruto do bom trabalho desenvolvido aqui no bairro, explica Irene.
José Barbosa dos Santos, também aposentado, auxiliou desde a construção do Mandala e até hoje visita o projeto para cuidar das hortaliças. Ajudar nestas hortas é gratificante.
Saldo Positivo
O vice-prefeito Luiz Akira Otsubo, um dos idealizadores do projeto, avalia a primeira colheita de maneira positiva. O projeto atende à comunidade e a iniciativa de doar os alimentos às creches, significa a multiplicação da solidariedade dos moradores. Otsubo explica que os presidentes de outros bairros interessados em receber o Projeto Mandala estão convidados a visitarem as instalações feitas no bairro JK, ao lado do centro comunitário. A Polícia Militar Ambiental e o Centro de Convivência Tia Nega em breve receberão unidades do projeto.
Alegria
Os funcionários da Creche Nilza Tebet ficaram alegres ao saber que receberiam a doação de hortaliças do Projeto Mandala. Todas as doações de alimentos são bem vindas, diz Silvana Batista, uma das professoras da creche, que atende cerca de 160 crianças de zero a seis anos. As hortaliças também vão incentivar às crianças a terem uma alimentação mais saudável, explica Silvana, ao verificar que os alimentos são cultivados sem nenhum agrotóxico.
Sobre o Projeto Mandala
O projeto consiste em seis canteiros circulares destinados ao plantio de hortaliças. No centro há um tanque utilizado para a criação de peixes. Entre as hortaliças cultivadas estão alface crespa e lisa, mostarda, couve, acelga, cebolinha, coentro, rúcula e hortelã.
O JK foi o primeiro bairro a receber uma unidade do projeto que, para baratear os custos de implantação utiliza materiais recicláveis como hastes de cotonetes.
Assessoria de Comunicação