Iniciativa é do Sicredi em parceria com a Prefeitura de Três Lagoas
O interesse pela comunidade é um dos princípios do cooperativismo e por isso o Sicredi desenvolve ações que cuidam das pessoas, uma delas é a campanha União do Bem, que em Três Lagoas tem o objetivo de arrecadar alimentos para projetos que dão assistência para pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade.
A arrecadação está atrelada à revitalização do Cristo, que será um termômetro das doações. A cada tonelada de alimentos, uma parte da caixa de doações que está envolvendo o Cristo será abastecida. E, quando atingir a meta através da participação de todos, a restauração será concluída e entregue para a cidade.
“O Sicredi não é uma sociedade de capital e sim de pessoas, por isso cuidamos da comunidade onde estamos inseridos e a população tem fome de alimento e de cultura. Restaurar um monumento importante da cidade, com mais de 30 anos de história é resgatar a identidade de Três Lagoas, e ainda mobilizando toda a população através da cooperação”, explica o presidente da Cooperativa, Celso Régis.
A campanha deve durar em torno de 45 dias, sendo 15 dias para cada etapa de arrecadação de alimentos. Por isso, a colaboração pelo cuidado do próximo é fundamental para o sucesso dessa campanha que a Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia está promovendo em Três Lagoas. As doações podem ser entregues nas agências do Sicredi e na prefeitura do município, os demais pontos podem ser consultados nas redes sociais @sicrediuniaomsto e @nossatreslagoas.
“É muito importante o Sicredi se envolver com as questões locais, ainda mais revitalizando um monumento que é cartão postal da cidade, aliando uma campanha social que trará benefício direto às pessoas”, destacou o gerente da Agência do Sicredi em Três Lagoas, Vanderson Fortuna.
“A revitalização do Cristo vem ao encontro de muitas ações da Administração Municipal que foram e estão sendo feitas, que é cuidar do que está pronto, dos prédios e espaços públicos, além de trazer representatividade para o nosso Município. O Cristo é uma marca histórica da nossa cidade, é uma referência, feito por uma artista sul-mato-grossense e merece esse cuidado. Quero parabenizar essa iniciativa do Sicredi em trazer para Três Lagoas o resgate histórico-cultural e, consequentemente, valorizando esse ponto turístico”, destaca o prefeito da cidade, Ângelo Guerreiro.
“Estou muito feliz em realizar o trabalho e lisonjeado em ter sido escolhido para fazer essa revitalização de um monumento tão importante feito pela Izulina Gomes Xavier, há 30 anos”, Ivolim Lopes Ramos, artista que irá executar a obra.
Monumento
Em 13 de Junho de 1992, o então prefeito Miguel Jorge Tabox, inaugura o Cristo Redentor, que fica no cruzamento das avenidas Ranulpho Marques Leal, e Olyntho Mancini, em Três Lagoas. A obra possui mais de 15 metros de altura. Em 2010 foi feita a terceira restauração do monumento.
O monumento foi feito pela artista plástica corumbaense, Izulina Gomes Xavier, hoje com mais de 90 anos. Ela quem confeccionou com as próprias mãos, um dos ícones mais simbólicos do município.