‘A Secretaria de Saúde divulgou, nesta terça-feira (8), o calendário da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil em Três Lagoas. A campanha terá início no próximo dia 12 na zona rural e na área urbana será realizada no dia 26.
Na zona rural a campanha será realizada em 17 pontos e na zona urbana serão 27 postos, entre supermercados, postos de saúde, hospitais e escolas. Os locais de vacinação funcionarão das 7h às 17h.
Devem ser vacinadas todas as crianças com menos de 5 anos de idade. A meta para a campanha deste ano é imunizar 95% das 7788 crianças nesta faixa etária existentes no município. Na primeira etapa da campanha foram imunizadas 7110 crianças, atingindo cobertura de 91,13%.
Em Três Lagoas, segundo dados da Secretaria de Saúde, existem 1476 crianças menores de 1 ano e 6310 crianças com idade entre 1 e 4 anos.
Cartão de vacina
É importante lembrar que as crianças compareçam aos postos levando o cartão de vacina completo ou não. Na oportunidade, além da vacina contra pólio, será possível atualizar a situação vacinal das crianças e adultos que estejam com alguma vacina em atraso.
A paralisia infantil
A poliomielite ou paralisia infantil, como é mais conhecida, é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que se manifesta de diversas formas. O quadro clássico é caracterizado por paralisia flácida de início súbito e acomete geralmente os membros inferiores. Em algumas pessoas a doença pode levar a paralisia dos músculos respiratórios e da deglutição: situação que deixa a vida do paciente ameaçada.
Ocorre principalmente por contato direto entre pessoas, pelas vias fecal-oral ou oral-oral. A transmissão oral-oral ocorre através de gotas contaminadas que saem da boca ao falar, tossir ou espirrar. A falta de saneamento básico e o elevado número de crianças morando em uma mesma residência favorecem a transmissão do poliovírus.
Principais sinais e sintomas
As manifestações clínicas são variáveis, desde infecções sem sintomas ou sinais até quadros de paralisia severa, levando à morte. Somente as formas paralíticas apresentam manifestações como instalação súbita da deficiência motora, acompanhada de febre
assimetria, comprometendo a musculatura dos membros e flacidez muscular