A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) por meio da Equipe de Educação Ambiental elaborou uma programação especial em alusão ao Dia Mundial da Água. As ações estão sendo realizadas com os alunos do projeto “Gerando Futuro”, da Missão Salesiana, distribuição de folders informativos nas Escolas Municipais, apresentação teatral na Feira Central, e no dia 23/03 apresentação teatral na Escola Municipal Ramez Tebet.
Na manhã desta terça-feira (22), a equipe de educação ambiental realizou uma esquete teatral na própria instituição e, na sequência levou os jovens para uma visita técnica à Estação de tratamento de água da SANESUL.
No local, o supervisor de programação Édipo Tiago Furlan explicou sobre o funcionamento da estação, a capacidade do reservatório, tratamento e distribuição adequados para que a água chegue com qualidade nas residências três-lagoenses.
O laboratorista Mauro Yamamoto complementou sobre os testes feitos para identificar impurezas, micro bióticos e matérias que podem ser prejudiciais à saúde. Na ocasião, ele apresentou duas amostras contendo água tratada e água contaminada.
O secretário de Meio Ambiente, Celso Yamaguti, destacou que a data reflete sobre o uso consciente e preservação do maior bem da humanidade. “É importante que todos tenham a noção de que este bem tão necessário à vida precisa ser utilizado de forma consciente. Precisamos desde cedo aprender a economizar, preservar, evitar desperdício e cuidar dos nossos rios, lagoas e qualquer recurso hídrico, que estão cada vez mais ameaçados por poluição e questões climáticas”, refletiu.
O passeio estendeu até a Segunda Lagoa, onde o biológo da SEMEA, Flávio Fardin, palestrou sobre o serviço de transposição de água para a Primeira Lagoa, apresentou o sistema de canalização instalado recentemente e explicou sobre as propriedades hídricas da Lagoa.
“As lagoas são nossos mais importantes patrimônios naturais, além de dar o nome a nossa cidade, desenvolvem diversos serviços ambientais, como recebimento de águas pluviais, embelezam a paisagem, fornecem abrigo para as capivaras, diversas espécies de aves e peixes. Somos conhecidos por morar na “Cidade das Águas”, assim devemos ter a responsabilidade em cuidar de nossas lagoas e rios, para que possam continuar existindo para as próximas gerações.