A final do II Sucuriú Open de Jet Ski foi realizada sob forte chuva. A competição foi a etapa de abertura do Brasil Open de Jet Ski, na Pousada do Tucunaré. O tempo ruim atrapalhou a presença do público, porém a tradição da boa organização, assim como a premiação de R$9.000,00 em dinheiro atraiu diversos atletas de todo o Brasil para a disputa.
A abertura oficial do evento foi realizada na última sexta-feira (19) no Vila Romana Eventos, com a participação de centenas de pessoas e também de todos os atletas que concorreram no final de semana. O colunista Dinho Costa foi quem organizou a festa e a animação ficou por conta da banda Amister e do DJ Lucas.
Manobras
Quem foi até a Pousada do Tucunaré presenciar o primeiro dia de competições, (20) não se arrependeu. Havia Jet Skis de até 1600 cilindradas, categoria acrescentada este ano no circuito. A novidade foi a categoria Super Course, competição de velocidade em circuito oval, que iniciou este ano no Brasil. Mas o que realmente chamou a atenção foram as performances perfeitas dos atletas de free style. Everson Prodocimo surpreendeu a platéia com manobras como Back Flip, em que o piloto dá uma pirueta de 360 graus para trás com o Jet Ski. Até então este movimento era inédito no Rio Sucuriú. Outras novidades foram o Duplo Tunô, giro lateral de 720 graus contínuo e Tunô One Hand, feito com somente uma das mãos. Essas manobras são resultados de aperfeiçoamento dos atletas brasileiros desde o ano passado e realizadas com exclusividade nas águas do Rio Sucuriú.
Organização
A Liga Paulista de Jet Ski, uma das organizadoras da competição, elogiou a infra-estrutura montada na Pousada do Tucunaré. A equipe da Secretaria de Saúde da Prefeitura esteve de plantão em todo o evento, que teve apoio da Marinha do Brasil, da Força Tática da PM, do Corpo de Bombeiros de Três Lagoas, além da equipe de segurança particular.
O Secretário de Ind. Com. E Turismo, Cristovam Lages Canela, representou a prefeita Simone Tebet no ato da premiação, e comentou a questão das chuvas. A chuva é um evento da natureza que devemos entender que, se por um lado atrapalhou a presença do público no evento, por outro não houve nenhum acidente com os pilotos, e o evento foi um sucesso sob o ponto de vista da qualidade dos pilotos e das competições, que foram muito disputadas.
Para o presidente da Costa Leste e assessor de turismo da prefeitura de Três Lagoas, Idevaldo Garcia, este foi mais um evento que pôde divulgar o potencial do rio Sucuriú para esportes náuticos. Para Idevaldo, apesar do baixo público devido às chuvas, o II Sucuriú Open de Jet Ski superou muito o evento do ano passado, e atingiu as metas dos organizadores. Em relação ao nível técnico ficamos muito satisfeitos com a etapa deste ano, concluiu. Os organizadores já estudam a possibilidade da realização da terceira edição do evento no mês de setembro do próximo ano.
Categorias e vencedores
800 Stock 1º lugar: Caio Arruda Guarulhos SP
800 Modified 1º lugar: Everson Camargo – São José do Rio Preto SP
1200 stock 1º lugar: Reinaldo Tadeu Cangueiro Fernandópolis SP
1600 modified 1º lugar Reinaldo Tadeu Cangueiro Fernandópolis SP
Sport superstock 1º lugar: Mauricio Camargo – São José do Rio Preto SP
Ski Superstock 1º lugar: Hermes Klain São Paulo SP
Super Course 1º lugar: Reinaldo Tadeu Cangueiro Fernandópolis-SP
Free Style Amador 1º lugar: Mauro Calove São Paulo SP
Free Style Profissional 1º lugar: Everson Prodócimo Quatro Barras PR
Assessoria de Comunicação