As bicicletas destinadas ao policiamento ciclístico de Três Lagoas sairão às ruas a partir deste sábado (13). A implantação do policiamento é em atendimento à reivindicação da prefeita Simone Tebet (PMDB), feita em março do ano passado, quando recebeu a visita do então secretário de Segurança e Justiça, Antonio Braga (PDT). A cerimônia de lançamento oficial do serviço foi feita pelo Comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar da cidade, Major Edson Machado, no prédio antigo da prefeitura. A solenidade foi acompanhada pela prefeita Simone, vereadores Vera Helena (PDT) e Rialino (PMDB) e pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Três Lagoas, Wanderley Duarte.
O policiamento terá ao todo oito policiais que serão distribuídos na pista de saúde da avenida Rosário Congro, na Circular da Lagoa Maior e na área central da cidade. Segundo o Capitão Helbert, responsável pelo policiamento, os policiais poderão atender aos delitos de menor potencial como furtos e algumas ocorrências de trânsito. Eles também vão reforçar o policiamento escolar, complementou. Instrutores da Polícia Militar do estado de São Paulo ministraram em 2005 um curso de capacitação aos policiais sobre este tipo de atuação.
Topografia
O Capitão disse ainda que a topografia de Três Lagoas ajudou a incentivar o policiamento ciclístico, além de fornecer mais agilidade aos policiais. Cada um deles vai trabalar com um rádio e um celular para passar informações às viaturas. Em uma ocorrência, mesmo que a bicicleta não detenha o infrator, é possível transmitir aos veículos policiais características como o destino seguido e vestimenta, informou o Capitão.
Compromisso
A Prefeita agradeceu ao Comandante pelo atendimento a sua solicitação. Simone ressaltou tam ém que os policiais darão mais segurança ao comércio na região central. Com isso, teremos mais estrutura e um número maior de policias nos bairros.
Assessoria de Comunicação