Entre os dias 07 a 17 de dezembro, do ano passado a Prefeitura de Três Lagoas por meio da Diretoria de Trânsito realizou o pré-cadastro dos profissionais que executavam ou pretendiam executar o serviço de transporte individual de passageiros em motocicletas em 2022, o número de cadastrados foi 69% menor do que o último registro de mototaxistas ativos na cidade.
Durante o período mencionado, a Diretoria de Trânsito da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), realizou 40 cadastros, enquanto no mais recente levantamento foi apontado a quantia de 130 profissionais atuantes no Município.
O intuito do cadastro foi obter uma prévia da quantidade de profissionais ativos, para posteriormente a Diretoria estabelecer a remodelação dos pontos, aquisição de materiais para identificação e valores de investimento para retomada do serviço
De acordo com a Autoridade Municipal de Trânsito de Três Lagoas, Edgard Silva Wegner, a queda no número de cadastros justifica-se por dois fatores. “ Por conta da pandemia, muitos deles desistiram da função e outros optaram por trabalhar com transporte em automóvel por aplicativo”, explicou.
A autoridade ressalta que conforme a Lei Municipal o profissional que já atuava na área e não se reapresentou terá seu cadastro cancelado e ainda deverá fazer o procedimento todo desde o início novamente.
Neste mês, a Diretoria de Trânsito vai estudar e planejar quais medidas serão aplicadas na cidade para o retorno da atividade do setor, baseada no cenário atual.