Na tarde desta sexta-feira (07), a prefeita Simone Tebet (PMDB) percorreu todos os locais por onde já passaram e onde estão atuando as equipes envolvidas na Operação Cidade Limpa. Ela começou a visita pelo bairro JK, onde o serviço já está praticamente concluído, seguindo pela Vila Nova, de onde estão sendo retirados entulhos com a utilização de pás carregadeiras e caminhões basculantes e também feita roçada dos terrenos baldios, e terminou a vistoria pela região do Paranapungá, onde os caminhões devem concluir o recolhimento de galhadas e lixo retirados dos quintais neste fim de semana.
Na próxima semana o cronograma da operação sofrerá uma alteração. Em vez de seguir pelo representado pelo Jardim Morumbi, as equipes vão para a região dos bairros Ipacarai e Santa Luzia, onde está sendo verificado um surto de dengue, em função do elevado índice de infestação do mosquito transmissor da doença. Os agentes comunitários de saúde já passaram por aqueles bairros orientando a população e a partir do dia 10 os caminhões começam entrar em ação.
População agradecida
Caminhando a pé pelos bairros por onde passou, a prefeita pediu aos moradores que ajudem na fiscalização dos trabalhos da Operação Cidade Limpa. Se não tiver bom, podem ligar lá na prefeitura para reclamar que nós daremos um jeito imediatamente, orientou. Conversando com vários munícipes, ela pôde sentir o quanto eles estão agradecidos pela sua iniciativa de declarar guerra à sujeira.
Oneida Oliveira Araújo, 50 anos, por exemplo, disse que nunca viu um serviço como esse aqui em Três Lagoas. Eu estou adorando, porque depois que a Simone entrou tudo melhorou mil vezes mais. Tinha mesmo que entrar uma mulher na prefeitura para dar um jeito nesta cidade, disse.
O serviço está ótimo e eu estou muito satisfeito com a prefeita Simone Tebet, disse Áfonso Queiroz de Oliveira, 73 anos. Só mesmo quem não quer, não está aproveitando esta oportunidade de limpar o seu quintal, alegou.
Outra que elogiou a administração da prefeita e, principalmente, a Operação Cidade Limpa foi a moradora Divina Alves Bernardes, 38 anos. A Simone está mesmo com o pé quente e fazendo até mais do que prometeu. Eu ia pedir asfalto, mas acabei de descobrir que ela já vai asfaltar as principais ruas do nosso bairro, disse, referindo-se às duas vias de acesso do bairro Paranapungá que brevemente serão pavimentadas.
Augusto Marques, 42 anos, também acha que o serviço está excelente. Essa limpeza está caprichada. Está sendo uma `senhora´ limpeza, reconheceu.
Por fim, Eronides Sampaio, 68 anos, disse que há muito tempo esperava por um serviço como esses e por uma prefeita arrojada como a Simone. Estou gostando muito dela, e não tenho palavras para agradecer o que ela está fazendo pela gente, finalizou.
Etapas da operação
A Operação Cidade Limpa se divide em quatro etapas. Na primeira, equipes das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social farão um trabalho de informação e conscientização no bairro, mobilizando associação de moradores, escolas, igrejas e outras entidades representativas da comunidade.
Na segunda etapa, será feito o tapa-buracos, patrolamento e recapeamento de vias. Na terceira, será executado o serviço de roçada e o Bota Fora, com recolhimento de lixo e outros materiais (galhadas, móveis velhos, etc). Na quarta etapa, agentes de saúde vão vistoriar todas as casas e terrenos do bairro, fazendo aplicação de inseticida e orientando os moradores.
Assessoria de Comunicação