O movimento no saguão da prefeitura foi intenso nos dois últimos dias antes do encerramento do prazo e, segundo o Diretor do Departamento de Tributação, Divino Teodoro dos Santos, ficou acima do esperado.
Estamos trabalhando com 10 atendentes e com horário de fechamento às 17h para podermos atender a todos, mesmo assim, o movimento superou as expectativas, disse.
Segundo Divino, levantamentos preliminares apontam que 20% a 30% dos pagamentos feitos até agora foram à vista.
Isso representa que, segundo estimativas, dos R$ 6,5 milhões lançados, cerca de R$ 1,2 milhão já tenham entrado no caixa da prefeitura, explicou Divino.
Novidade
A principal novidade do IPTU 2006 é o reajuste de 5,69% no valor do imposto, em relação ao ano passado. O reajuste é um dos menores entre as prefeituras de Mato Grosso do Sul.
A mudança foi possível graças à mudança na taxa de correção. Até 2005, a prefeitura adotava a taxa Selic, (cujo reajuste gira em torno de 15% ao ano), que este ano foi substituída pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), a menor da atualidade.
Inadimplência
Divino explicou que a prefeitura está providenciando a instalação de um setor para cuidar especificamente da dívida ativa. O objetivo é evitar prejuízos com a falta de pagamento do imposto.
A estrutura contará com um advogado e três funcionários, que ficarão responsáveis por acompanhar os débitos desde o levantamento, parcelamento até a execução.
A prefeita Simone instituiu o parcelamento em até 36 vezes, com juros de 1% ao mês para facilitar o pagamento. O pessoal desse setor notificará os devedores até três vezes, por meio de carta de cobrança. Depois promoverá o protesto e, como última instância, executará judicialmente. Estamos fazendo de tudo para que não tenhamos que fazer isso, mas faremos se for preciso, disse.
O setor de dívida ativa deverá estar pronto e funcionando até o dia 21 deste mês.
Na sexta-feira (03), os Correios concluíram a entrega dos 46.983 carnês emitidos. Destes, 23.879 referem-se a imóveis residenciais e 23.104 são prediais.
Para quem optar pelo pagamento parcelado, que poderá ser feito em até seis vezes. Quem não recebeu o seu carnê deve procurar o setor de tributação da Prefeitura.
Assessoria de Comunicação