O motivo do procedimento está sendo realizado devido a Lei dos 15 minutos, aprovada na Câmara Municipal no início do ano.
A Lei determina que os usuários das agências bancárias esperem no máximo 15 minutos para serem atendidos nas filas. Exige ainda que as agências disponibilizem senhas de atendimentos e a instalação de banheiros e bebedouros nos locais. A lei está em vigor desde o dia 24 de Junho deste ano.
Segundo o Diretor do Procon, Luiz Carlos Alonso, foram fiscalizados três bancos (HSBC, Itaú e Bradesco) e de acordo com a ação, somente o HSBC está dentro dos padrões. O Bradesco e o Itaú receberam o auto de constatação pelo não cumprimento da Lei, o Itaú pelo não fornecimento de senhas e o Bradesco pelo tempo de espera nas filas, que em alguns casos superaram 29 minutos.
As agências que receberam o auto de constatação ainda não foram multadas, pois a lei determina que somente após duas reincidências, os bancos possam ser multados. O Valor aplicado nestes casos é de 250 a 400 reais. Após a 5º reincidência, a agência pode ter seu alvará cancelado.
Estamos fiscalizando as agências de Três Lagoas para que os usuários recebam um maior conforto. Queremos que o atendimento seja feito dentro dos padrões e com o tempo exigido pela Lei, finalizou Alonso.
De acordo com o diretor, as fiscalizações estarão em andamento durante todo o mês de outubro e sem prazo para acabar.
Assessoria de Comunicação