A Administração Municipal de Três Lagoas encontrou na região da Piaba um cemitério centenário. O local estava tomado pelo mato e não se sabe exatamente quem foi sepultado ali ou como ele surgiu, moradores mais antigos daquela região acreditam que o cemitério da Piaba surgiu na época áurea da estação ferroviária da Piaba. Ao todo foram 15 túmulos encontrados, o único datado é de um ‘anjinho’ que teve poucos dias de vida, no mês de dezembro de 1935.
Para a reforma, sem custos adicionais aos cofres públicos, a Administração Municipal contou com equipe própria da Secretaria de Infraestrutura, Transpor e Trânsito (SEINTRA) que realizou a limpeza da área, a reconstrução dos túmulos e cruzes, a construção de cruzeiro e execução de cercamento. Além da realização da manutenção do acesso, com sinalização para quem quiser visitar o local.
“Ninguém sabe quem são essas pessoas que estão aqui enterradas, mas temos que ser sensíveis a essas almas, pois fazem parte da nossa história, mesmo não sabendo quem foram essas pessoas”, destacou o prefeito Angelo Guerreiro, que completou: “faço um chamado para quem souber mais sobre a história desse cemitério, que nos conte, pois temos que fazer esse resgate. Tenho certeza de que as pessoas aqui enterradas contribuíram muito para esta região”.
“Só temos a agradecer esse resgate da cultura e história da nossa região”, disse a vereadora Sirlene.
O evento de inauguração contou com a presença dos secretários Municipais Celso Yamaguti (SEMEA), Gilmar Tabone (SEMAD), Toniel Fernandes (SEDECT) e o Chefe de Gabinete, José Aparecido de Moraes; além do prefeito Angelo Guerreiro, a vereadora Sirlene, e alguns moradores da região do Arapuá – a qual a Piaba faz parte.
O Cemitério da Piaba está aberto ao público para visitação, ele fica localizado a Estrada da Piaba, entre Arapuá e a antiga ferrovia.