O Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON/TL) alerta a população três-lagoense sobre o “golpe do boleto falso” e dá dicas para não cair nesta armadilha.
De acordo com fiscais do órgão, geralmente os boletos falsos possuem código de barras alterado com rasuras, falhas na impressão e até mesmo com erros de português e formatação.
Ainda segundo o órgão, muitos golpistas enviam boletos falsos por e-mail, SMS, WhatsApp ou mensagens de links, inclusive por rede social., por isso o alerta à população para ficar sempre atenta.
Outra recomendação é verificar os dados pessoais; conferir o código bancário e se os três primeiros números do boleto correspondem ao código do banco emissor. Se não baterem, a recomendação é não fazer o pagamento e procurar o fornecedor.
Não passar dados pessoais por telefone ou e-mail e ter cuidado com ligações pedindo atualização bancária, é mais uma das orientações, além do cuidado ao acessar sites com nomes diferentes dos bancos.
Já nas compras feitas no comércio eletrônico, verifique se o endereço do site inicia com HTTPS e se possui histórico de vendas e entregas do produto.
“É importante, sempre que possível, baixar boletos diretamente no site do banco ou da empresa que está fazendo a cobrança. Duvide sempre de boletos que chegam por e-mail, especialmente quando a mensagem traz um assunto como ´Urgente´ ou ´Seu nome está negativado´”, disse o assessor especial do PROCON/TL, Akira Otsubo.
SERVIÇO
Caso o consumidor desconfie que recebeu um boleto falso, deve contactar a empresa geradora do serviço ou produto e a instituição bancária onde o pagamento foi ou será feito em se tratando de fraude deve dirigir-se ao PROCON.
O Procon está localizado na Rua Orestes Prata Tibery, número 1762 – Bairro Colinos. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 11h e das 13h às 17h.