Em consequência da baixa procura da 2ª dose da Coronavac em Três Lagoas, uma das marcas de vacina contra a Covid-19 distribuídas pelo Governo Federal aos Estados e Municípios, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Governo do Estado de MS, solicitou que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) devolvesse 1.500 doses que foram direcionadas para outros municípios que necessitavam dessas e, com isso, a Cidade recebeu, em troca, a mesma quantidade em doses da marca Astrazeneca.
A informação é da Central de Imunização da SMS que explica que a solicitação do Estado foi feita em um momento de defasagem no envio de doses da Coronavac por parte do Ministério da Saúde a nível nacional e, com isso, foi necessária a devolução das doses. “Além disso, não faria sentido deixarmos essas doses estocadas aqui, mesmo com baixa adesão, sendo que outros municípios estavam precisando. Fizemos diversas chamadas na Campanha e não surtiu efeito, logo, atendemos a esse pedido”, disse a coordenadora da Central de Imunização, Humberta Azambuja.
Humberta explica, ainda, que assim que as 1.500 doses foram devolvidas, o Estado enviou para Três Lagoas outro lote com a mesma quantidade da marca Astrazeneca. “Essas foram utilizadas para a vacinação de 1ª dose de três-lagoenses, ou seja, não perdemos doses, apenas houve mudança da marca, haja vista a dificuldade de usar para 2ª dose as da Coronavac”, explicou.
A coordenadora destaca, ainda, que o Estado não autoriza que as pessoas que receberam a 1ª dose da Coronavac sejam imunizadas novamente com outras marcas. “Quem foi imunizado com a 1ª dose da Coronavac e tem interesse em receber a segunda, o que garante, de fato, a imunização completa, deve procurar a Central de Imunização para agendar um dia e hora para vacinação. Caso a demanda por essa vacina volte a subir, comunicaremos a SES que tomará as providências para fornecer mais doses além daquelas que ainda temos em estoque”, esclareceu Humberta.
Até o momento, a SMS recebeu do Ministério da Saúde, por meio do Governo do Estado de MS cerca de 23.770 doses de Coronavac e 28.800 doses da Astrazeneca.