Em agosto de 2020 a Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), assumiu parte da responsabilidade que a Elektro tinha sobre a iluminação pública da Cidade, ficando em responsabilidade da empresa a distribuição da rede e a cargo da Prefeitura todas as trocas de lâmpadas.
Até aquele momento, em todo Mato Grosso do Sul, apenas a Cidade de Três Lagoas não era responsável pela própria iluminação, devido a uma decisão judicial de 10 anos atrás.
Ao assumir a demanda, a Prefeitura recebia cerca de 40 solicitações dia, já que a iluminação existente era obsoleta. Apesar da falta de produtos no mercado, a Administração Municipal conseguiu sanar a questão com a contratação emergencial (de 6 meses) da empresa GTX que prestará serviços até junho de 2021.
Desde então, qualquer solicitação de manutenção da iluminação pública deve ser realizada pelo telefone, que também é WhatsApp, (67) 3221-7961.
Os Serviços
Com a contratação emergencial, desde o início do ano foram atendidas mais de 2 mil solicitações.
“As iluminações de todas as avenidas foram substituídas e trocadas por lâmpadas de LEDs que possuem um consumo menor de energia e são mais eficientes” explicou o Secretário Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Adriano Kawahata Barreto.
Jardim Primavera
De acordo com o Secretário, uma das principais preocupações da Administração Municipal era a realização da rede de energia do Jardim Primavera, que não foi realizada pela Elektro.
“Semana que vem iremos conseguir retornar à execução deste projeto. Pois não estávamos conseguindo encontrar postes de concreto para a compra, quando encontramos a Elektro – que ainda é responsável pela distribuição – não aceitou a instalação, alegando que precisava da homologação deles. Mas enfim, conseguimos essa aprovação e instalaremos 70 postes de iluminação no bairro”, destacou.
Atendimento por setor
Atualmente, além da demanda de solicitação, a equipe está setorizando os atendimentos por Bairros, bem como os Distritos de Garcias e Arapuá.
Após junho, quando finalizar a contratação emergencial e for realizado um contrato de manutenção, a proposta é fazer a revisão periódica do sistema de infraestrutura e implantar outros canais de atendimento ao público como aplicativo e call center.