Não é de agora que a Prefeitura Municipal de Três Lagoas vem trabalhando para conscientizar a população sobre a Posse Responsável de Animais.
O Centro de Zoonoses de Três Lagoas, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desenvolve a campanha “Posse Responsável de Cães e Gatos” que tem por finalidade explicar a importância de ser um bom guardião ao seu animalzinho provendo tudo o que ele precisa para ser feliz e saudável.
Segundo o coordenador do CCZ, Everton Ottoni, o Município trabalha a Posse Responsável de Animais seguindo a Lei Estadual de 2.990 de 10 de maio de 2005.
Em um dos materiais distribuídos para a população está o “Dez Mandamentos da Posse Responsável” que aborda, por exemplo, o esquema de vacinação para cães e gatos e a consciência que o tutor do animal deve ter de que o tempo médio de vida de um bichinho é de 12 anos, fazendo-o entender que será esse o tempo que o responsável deverá se dedicar ao bem estar do cão ou gato provendo-o com o necessário: amor, comida e cuidados veterinários.
“É importante que antes de comprar ou adotar um animal o tutor veja se o mesmo já tomou todas as vacinas; estude sobre as suas características, tendências e necessidades da espécie (tamanho, temperamento, espaço físico necessário)”, disse o médico veterinário.
Manter o animal sempre no quintal e nunca na rua está entre os mandamentos, assim como o cuidado da saúde, o não abandono, a limpeza do local onde o animal permanece; o cuidado para a não procriação indesejada afim de evitar o abandono e a identificação do animal com uma plaquinha na coleira estão entre as responsabilidades do tutor legal.
CANIL E GATIL MUNICIPAL
No início deste mês o prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro, se reuniu com alguns de seus secretários e diretores para tratar com o promotor de Justiça do Meio Ambiente e Urbanismo, Antônio Carlos Garcia, o início das tratativas para a construção de um Gatil e Canil Municipal em Três Lagoas.
O Gatil e Canil Municipal têm como objetivo receber animais vítimas de maus tratos e em situação de vulnerabilidade, tendo assim a oportunidade de terem uma segunda chance em um lar para chamar de seu.
O projeto arquitetônico será apresentado na próxima reunião, agendada para o início do mês de fevereiro.