A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, desde terça-feira (7), conta com o reforço de 10 novos profissionais, contratados pelo Processo Seletivo Simplificado.
São Médicos, Técnicos de Enfermagem, Enfermeiros e Enfermeiras e Técnicos Atendentes de Regulação Médica (TARMs), “que passam a compor as equipes do SAMU para melhorar sempre mais a qualidade dos atendimentos que prestamos à população”, como explicou o coordenador geral do SAMU, André Dourado.
Logo nos primeiros dois dias, os novos servidores participaram de um treinamento teórico e prático sobre os procedimentos de atendimento do SAMU.
“São procedimentos adotados no protocolo do Ministério da Saúde e que têm o objetivo de salvar vidas”, resumiu o coordenador do SAMU, responsável por esse “treinamento introdutório”, como ele denominou.
“São orientações teóricas e práticas gerais de como deve ser o serviço de urgência e emergência”, observou André.
Todos, apesar de profissionais experientes e capacitados, passaram por esse treinamento, ministrado nos dois períodos de terça-feira (7) e de quarta-feira (8), quando foi simulado o socorro a uma vítima de acidente de trânsito.
“Procuramos a simulação de um acidente, com todas as circunstâncias do que possa acontecer na realidade, para que nossa equipe viva uma experiência de aprendizado de todos os procedimentos, incluindo o preenchimento da planilha da ocorrência”, explicou o coordenador geral do SAMU.
No acidente simulado de trânsito, atendido por duas equipes, uma senhora e uma criança sofreram ferimentos graves. No treinamento, os cuidados com as vítimas e o fator tempo foram repetidamente lembrados pelo coordenador do SAMU.
Diretoria de Comunicação