A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da Coordenadoria de Saúde Bucal, promoveu curso de capacitação teórica e prática de biópsia para diagnóstico precoce de câncer bucal, nesta quinta-feira (26).
A parte teórica da capacitação foi na sede da Delegacia de Três Lagoas do Conselho Regional de Odontologia (CRO), na Vila Haro, e ministrada pela cirurgiã-dentista e estomatologista, Márcia Rodrigues Gorisch, de Campo Grande. A Estomatologia é uma especialidade da Odontologia para prevenir, diagnosticar e tratar doenças que se manifestam na cavidade bucal.
No período da tarde, foi a parte prática da capacitação no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da SMS, na Avenida Clodoaldo Garcia, no Santos Dumont, onde foram realizadas práticas cirúrgicas de diagnóstico do câncer bucal.
“O curso é uma parceria da SMS de Três Lagoas com a Coordenação Estadual de Saúde Bucal da Secretaria Estadual de Saúde e atende também aos profissionais dentistas da microrregião”, explicou a coordenadora estadual de Saúde Bucal, cirurgiã-dentista Márcia Regina Fernandes Issa Malacrida.
“Desde 2015, percebemos a necessidade de conscientizarmos os nossos dentistas para um olhar mais amplo e completo da saúde bucal, não apenas ao tratamento dentário e estética da boca, mas à cavidade bucal como um todo”, ressaltou Márcia Issa.
No Mato Grosso do Sul, como alertou a coordenadora de Saúde Bucal estadual, o câncer bucal está em 5º lugar nos índices de mortes por câncer.
‘É uma triste realidade que precisa de sérias ações de enfrentamento e prevenção. Todos sabemos que o diagnóstico precoce aumenta em muito a possibilidade de cura do câncer” , observou.
Portanto, “é também de extrema importância que as pessoas sejam orientadas e conscientizadas da necessidade de procurar, ao menos uma vez ao ano, seu cirurgião-dentista. Ele é o profissional mais adequado para o diagnóstico precoce do câncer bucal”, ressaltou a coordenadora da Secretaria Estadual de Saúde.
CIRURGIÃO-DENTISTA
Como explicou a ministrante do curso, o cirurgião-dentista nas Unidades Básicas de Saúde, é o profissional que, por primeiro, mais tem condições de verificar se o paciente pode desenvolver um câncer de boca.
“As pessoas procuram o dentista por conta de uma cárie, de um dente fraturado ou para fazer (tratar) um canal, e é nesta ocasião que os profissionais têm que estar preparados para olhar a cavidade bucal como um todo e verificar os tecidos adjacentes aos dentes que podem dar sinais para o câncer”, explicou Márcia Gorisch.
"Esta é uma doença que se desenvolve devido a fatores relacionados ao estresse, bebida alcoólica e, inclusive, a Organização Mundial da Saúde coloca até a alimentação como uma das causas", ressaltou a Estomatologista.
PÚBLICO ALVO
O público alvo da capacitação foram os profissionais que trabalham na Saúde Bucal do município de Três Lagoas e dos municípios da microrregião, ou seja, de Selvíria, Água Clara, Bataguassu, Brasilândia e Santa Rita do Pardo.
Por sua vez, a coordenadora municipal de Saúde Bucal, dentista Acácia Gimenez Barreto, informou que, a partir desta capacitação, os cirurgiões dentistas da Atenção Básica de Saúde passam a estar aptos a realizar biópsias nas próprias Unidades.
“Antes desta capacitação teórica e prática, todas as cirurgias eram encaminhadas à nossa equipe de especialistas do CEO. Com isso, os nossos pacientes não mais precisarão deslocar-se até essa unidade de especialidades de saúde bucal”, comentou Acácia.
Diretoria de Comunicação