Desde ontem, segunda-feira (14), o acesso ao Centro de Três Lagoas ficou mais facilitado para pedestres e ciclistas com a reabertura do Túnel da NOB.
Fechado desde o ano passado por questões sanitárias e de segurança pública, o local passou recentemente por limpeza e manutenção para voltar a ser utilizado pelas pessoas.
A reutilização do Túnel vem a somar com a valorização e resgate da história de Três Lagoas, iniciada com a Estação Ferroviária, onde atualmente estão sendo realizadas várias mudanças.
Uma das pessoas que aprovaram a reabertura foi o senhor Carlos Manuel Monteiro, morador da Esplanada NOB há mais de trinta anos. “É o que a gente precisava, pois, para chegar ao Centro era preciso dar uma grande volta. Somos gratos ao prefeito Angelo Guerreiro por investir nesta área, tão importante para todos nós, falo de todo o investimento na antiga estação da NOB”, disse.
A dona de casa Zilma Pereira também recebeu a reabertura com alegria. “Agora em menos de três minutos estou no Centro. Era o que nós moradores da Esplanada necessitávamos e, se o Túnel existe para isso, que seja reaberto. Agora é esperar que a população respeite este local”, falou.
No ano passado, o Túnel foi fechado devido às várias denúncias de roubos, uso de entorpecentes, despejo de lixo e utilização do local como banheiro. Pessoas em situação de rua que dormiam ali impediam que pedestres conseguissem atravessar, este foi um ponto para a decisão de ter fechado o local.
Atualmente, os portões abrem às 7h e fecham às 20h, todos os dias.
A HISTÓRIA
A primeira Estação da Rede Ferroviária Federal S. A. de Três Lagoas foi inaugurada em 1912, onde não havia sido construído ainda o Túnel da NOB.
O Túnel da NOB foi construído juntamente com a segunda Estação Ferroviária, com a vinda do plano de modernização feito pelo engenheiro Arlindo Luz.
Para a época era muito importante a passagem do túnel, pois, os engenheiros entendiam que os pedestres não podiam passar sobre o os trilhos da ferrovia, sendo que havia intenso tráfego de trens, com cargas de mercadorias e passageiros.