![63704-e-m-gentil-m-04-10-2017-1](https://www.treslagoas.ms.gov.br/wp-content/uploads/63704-e-m-gentil-m-04-10-2017-1-420x280_c.jpg)
A Escola Municipal “Gentil Rodrigues Montalvão” existe desde 1973 e há quase 10 anos não recebia reformas. Porém, esse cenário mudou com o lançamento do Programa de Reestruturação e Ampliação das Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino (PROREME) que nesta semana deu início aos trabalhos de reforma e ampliação da unidade que atende, atualmente, 600 alunos de diversos bairros da região.
Com a construção de quatro novas salas e a adaptação de uma, a escola conseguirá atender cerca de 900 alunos de 4 a 10 anos de idade, um crescimento de 50% na capacidade de atendimento de Bairros como Santa Luzia, Bela Vista, Novo Oeste, Orestinho, Interlagos e os novos loteamentos que se instalaram ao longo da Rua Urias Ribeiro, mais conhecida como Boiadeira.
“É uma sensação de ansiedade e apreensão para que em 2018 comecemos com tudo novo. Afinal, esse não é um desejo isolado e sim uma necessidade de longa data, não somente de todo o corpo docente, mas da comunidade que sonha com uma escola digna e bem estruturada”, comenta o diretor da unidade, Adriano Dias.
Além da construção das salas de aula, a unidade recebe ainda a troca completa do telhado de um dos pavilhões, substituição de madeiramento danificado, retirada do forro de madeira para dar lugar ao de PVC que é mais seguro e higiênico, reconstrução do piso de algumas salas de aula, revisão e reconstrução da parte elétrica e reforma completa dos banheiros.
Visando segurança dos alunos, a obra ainda compreende a elevação do nível das calçadas internas, pois o grande desnível existente pode causar acidentes, construção de rampas de acessibilidade, uma passarela de acesso à quadra poliesportiva que também será contemplada com pintura das marcações do chão e pilares. “Toda a iluminação do prédio será refeita e ainda ganharemos a construção de uma sala de professores e coordenação”, finaliza Adriano, comemorando o novo momento da Escola.
SOBRE O PROREME
Até o ano de 2020 a Rede Municipal de Ensino (REME) de Três Lagoas passará por diversas melhorias na infraestrutura dos prédios que abrigam as escolas e os Centros de Educação Infantil (CEIs), graças ao Programa de Reestruturação e Ampliação das Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino (PROREME) lançado pela Prefeitura de Três Lagoas.
No total serão 17 escolas e 17 CEIs que serão contemplados em quatro etapas do PROREME. Sendo que, de 100% das escolas abrangidas pelo programa, 11 (65% das 17) estão em estado crítico ou de alerta e seis (35% das 17) em estado aceitável, de acordo com o levantamento feito pela SEMEC. Já em relação ao CEIs, o mesmo levantamento aponta que nove (53% dos 17) estão em estado crítico ou de alerta e oito (47% dos 17) em estado aceitável.
ETAPAS
Na primeira etapa do PROREME, que começa ainda nesse ano de 2017, abrange um total de três escolas e quatro CEIs, sendo essas: E.M. Gentil Rodrigues Montalvão, E.M. Senador Ramez Tebet, E.M. General Nelson Custódio, CEI Nossa Senhora Aparecida, – CEI Olga Sallatti, CEI Lilian Márcia e CEI Nilsa Tebet.
VAGAS
No que tange a Educação Infantil, as ampliações previstas pelo PROREME e a conclusão de dois CEIs abrirão 1.020 novas vagas até 2021, o que representa 60% da demanda manifesta. Já em relação ao Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), serão 600 novas vagas até 2020, o que representa 100% da demanda atendida.
Além disso, o PROREME agrega o Projeto de Avanço nos Estudos (PAE); Projeto de Nivelamento da Aprendizagem (PRONAE); Programa Nacional para Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), Programa de Avaliação dos Estudantes da REME (PROARE), Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos (PROEJA), Projeto de Incentivo a Leitura (PROLEI) e Projeto Tempo de Brincar.
Diretoria de Comunicação