A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio das equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), setor da diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento, informa à população, em especial, aos donos de cães e gatos, com idade acima de quatro meses, que está aberta a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica de 2020.
Repetindo a experiência de 2019, com a finalidade de atender a toda a população e imunizar o maior número possível de cães e gatos contra a raiva, a Cidade foi dividida em seis setores mapeados com determinados postos de vacinação, que estarão atendendo em seis sábados consecutivos, no período da tarde, das 13h às 17h.
LOCAIS DE VACINAÇÃO
Neste sábado (18), início da Campanha de Vacinação Antirrábica, o primeiro setor a ser atendido é o que engloba os bairros de Vila Piloto, Vila Alegre, Distrito Industrial, Jupiá e a região próxima ao CCZ, na Rua Egídio Thomé, número 5562, (telefone 3929-1803).
No primeiro sábado da campanha, além do posto de vacinação na sede do CCZ, as equipes da SMS estarão acolhendo os donos de cães e gatos nos seguintes endereços: USF Vila Piloto (Posto de Saúde), Rua 34, nº 250, na Vila Piloto V (3929-1093); Unidade Básica de Saúde – UBS Vila Alegre, Rua Bernardino Rodrigues Montalvão, nº 3827, Vila Alegre (3929-1853); e na Quadra Poliesportiva Comunitária, na Rua Quatro S/N, Jupiá.
RECOMENDAÇÕES
Devido à pandemia da COVID-19 e seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), os donos de cães e gatos devem seguir as seguintes recomendações para evitar aglomeração de pessoas e prevenir o contágio do Coronavírus: observar o distanciamento social de, ao menos, um metro e meio; donos ou responsáveis pelos animais devem, obrigatoriamente, estar de máscara e levar a caderneta de vacinação de seu animal; os animais de estimação não devem ser levados por crianças, mas somente por pessoas adultas; fêmeas prenhas ou que estejam amamentando não devem ser vacinadas.
Cada equipe contará com dois vacinadores e 10 colaboradores, que estarão acolhendo as pessoas com uso de máscaras, preenchendo as carteirinhas de vacinação, orientando as pessoas de como devem proceder, evitando aglomerações e outras recomendações que se fizerem necessárias.
Como já explicou a diretora interina da Vigilância em Saúde e Saneamento, Geórgia Medeiros de Castro Andrade, “os donos de cães e gatos não precisam deslocar-se de um lado a outro da Cidade para procurar a vacina. Basta estarem atentos para saber o sábado em que as equipes do CCZ estarão no setor mais próximo de sua residência”, explicou.