Durante o mês de agosto, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), em conjunto com a Secretaria Estadual de Educação, por meio da Coordenadoria Regional de Educação, promoveu uma série de ações, inseridas na denominada Campanha Agosto Lilás.
Como encerramento dessas múltiplas atividades, centralizadas na discussão e propostas de ações de enfrentamento à violência contra a mulher e defesa de direitos, foi realizado o “I Seminário Agosto Lilás em Defesa da Mulher”, no período da tarde desta quinta-feira (31), no recinto do Plenário da Câmara Municipal.
O objetivo foi “marcar a Campanha Agosto Lilás como uma das importantes ações que fizeram e farão frente aos elevados números de casos de violência doméstica, praticados contra a mulher”, ressaltou a secretária de Assistência Social, Vera Helena Arsioli Pinho, na abertura do I Seminário.
Na solenidade, estavam também o vice-prefeito Paulo Salomão, representando o prefeito de Três Lagoas, Ângelo Guerreiro, em viagem a Brasília; chefe da Coordenadoria Regional de Educação de Mato Grosso do Sul, professora Marizeth Bazé Kill; psicólogo Sidney Ferreira, representando o Ministério Público Estadual na Comarca de Três Lagoas; delegada titular da Delegacia de Atendimento à Mulher, Letícia Mobis Alves, que expôs em palestra a realidade da violência contra a mulher no Município; vereadores Luiz Akira e Marcus Bazé; e representante do Comando do 5º Grupamento de Bombeiros.
Além da palestra da delegada Letícia, os participantes do Seminário tiveram oportunidade de ouvir o Promotor de Justiça da Comarca de Dourados, Izonildo Gonçalves de Assunção Júnior, que abordou o tema da “Construção Histórica do Poder e a Violência Contra as Mulheres”.
Por sua vez, a advogada Rafaella Marques de Oliveira, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) apresentou resumo das inúmeras ações do “Atendimento do CREAS às mulheres em situação de violência no município de Três Lagoas”.
Diretoria de Comunicação