O bom momento na indústria movimenta a economia no município e contribui direta e indiretamente com o mercado de trabalho. No entanto, mães como Suzi Neves, 32, e Rose Siqueira, 31, se veem impedidas de buscar uma vaga de emprego por não terem onde deixar os filhos. “Não temos dinheiro para pagar uma babá”, disse uma delas. Cada uma tem um filho de, respectivamente, 1 e 3 anos. Ambas, moradoras da Vila São João, são vizinhas há mais de 10 anos.
Como cumprimento da valorização humana, a construção de dois Centros de Educação Infantil (CEI) vem como solução dos problemas enfrentados por pais e mães nos bairros Jardim das Acácias e Vila São João. Cada CEI terá capacidade de atender pelo menos 220 crianças em período integral. Atualmente as construções estão em fase de levantamento das paredes e o ritmo é considerado acelerado.
A construção das CEI´s é fruto de convênio entre o Governo Federal e o Município. O valor conveniado chega a quase R$ 4 milhões, somando-se as duas obras. A contrapartida do município se deu com o fornecimento da área utilizada e aterro do local. A previsão de término das obras é de 10 meses, o que segundo a Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Transito (SEINTRA) é um prazo plausível e deve ser obedecido, dependendo apenas das liberações da verba por meio da PAC2.
As construções respeitam o Projeto Padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). As escolas de educação infantil são destinadas a crianças na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses, distribuídos da seguinte forma:
Creche – para crianças de 0 até 4 anos de idade, sendo:
– Creche I – 0 até 11 meses
– Creche II – 1 ano até 1 ano e 11 meses
– Creche III – 2 anos até 3 anos e 11 meses
Pré-escola – para crianças de 4 até 5 anos e 11 meses
O partido arquitetônico adotado foi baseado nas necessidades de desenvolvimento da criança, tanto no aspecto físico, psicológico, como no intelectual e social. Foram levadas em consideração as diversidades existentes, de modo a propiciar ambientes com conceitos inclusivos, aliando as características dos ambientes internos e externos (volumetria, formas, materiais, cores, texturas) com as práticas pedagógicas, culturais e sociais.
As escolas de ensino infantil serão térreas com dois blocos distintos e o pátio coberto é interligado por circulação coberta. Na área externa estão o playground, jardins, o castelo d’água e a área de estacionamento. Os blocos são compostos pelos seguintes ambientes:
Bloco A
– Hall;
– Secretaria;
– Sala de professores/reuniões;
– Direção;
– Almoxarifado;
– Sanitários acessíveis adultos: masculino e feminino;
– Lactário: Área de higienização pessoal; Área de preparo de alimentos (mamadeiras e sopas) e lavagem de utensílios; Bancada de entrega de alimentos prontos;
– Salas de atividades Creche I – crianças de 0 a 11 meses:
– Fraldários/depósitos;
– Amamentação;
– Solário;
– S.I. Telefonia, Elétrica
– Sanitário P.N.E. infantil
– Copa Funcionários;
– Lavanderia: Balcão de recebimento e triagem de roupas sujas; Bancada para passar roupas; Tanques e máquinas de lavar e secar.
– Rouparia: Balcão de entrega de roupas limpas.
– Deposito de Material de Limpeza (D.M.L);
– Vestiário masculino;
– Vestiário feminino;
– Refeitório;
– Cozinha: Bancada de preparo de carnes; Bancada de preparo de legumes e verduras; Bancada de preparo de sucos, lanches e sobremesas; Bancada de lavagem de louças sujas; Área de Cocção; Balcão de passagem de alimentos prontos; Balcão de recepção de louças sujas;
– Despensa;
– Varanda de Serviço: Área de recepção e pré-lavagem de hortaliças;
– Pátio de Serviço: Secagem de roupas (varal); Central GLP; Depósito de lixo orgânico e reciclável;
Bloco B:
– 02 Salas de atividades Creche II – crianças de 1 ano a 1 ano e 11 meses:
– 02 Sanitários infantis;
– 02 Salas de atividades Creche III – crianças de 2 anos a 3 anos e 11 meses:
– 01 Sanitário P.N.E. infantil
– 04 Solários;
– Sala multiuso;
– 04 Salas da pré-escola – crianças de 4 a 5 anos e 11 meses:
– 02 Sanitários infantis, feminino e masculino;
– 02 Sanitários de professores, feminino e masculino;
– 04 Solários;
Pátio Coberto:
Espaço de integração entre as diversas atividades e diversas faixas etárias.
Playground:
Espaço não coberto destinado à instalação dos brinquedos infantis.
Diretoria de Comunicação