A Prefeitura de Três Lagoas por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou o treinamento sobre a captura e identificação de animais peçonhentos nos dias 27 e 28 de abril, com aulas teóricas e práticas com diversos setores da SMS.
Os técnicos de diversos setores da Saúde e outros parceiros participaram do treinamento, entre eles: Centro de Controle de Zoonoses, Entomologia, Endemias, Núcleo de Promoção à Saúde, Vigilância Epidemiológica de Doenças Transmissíveis, Vigilância Epidemiológica de Doenças não Transmissíveis/DANTS, Direção de Vigilância em Saúde e Saneamento, Polícia Militar Ambiental, técnicos da Faculdade AEMS, técnicos da Fundação Universidade Federal do Mato grosso do Sul (UFMS) e o Núcleo Regional de Saúde.
O treinamento foi realizado por dois técnicos do Centro de Vigilância Toxicológica de Mato Grosso do Sul (CIVITOX-MS), Cariston Adriel Machado da Costa e Isaías Celestino Pinheiro.
Durante o treinamento os técnicos de Três Lagoas puderam aprender na teoria sobre animais peçonhentos e tiveram a parte prática, na captura de escorpiões, que para finalizar foram levados ao laboratório para análise das espécies e dos riscos que apresentam.
Durante a captura dos animais foram notados locais com um grande foco de escorpião, os técnicos realizaram a captura com as novas técnicas e a instrução dos moradores para que evitem novos casos de aparecimento dos insetos.
O coordenador do CIVITOX-MS Cariston da Costa informou sobre os cuidados para a prevenção dos insetos “Uma das opções é lacrar todas as tampas de caixa de gordura e esgoto, além de colocar telas em todos os ralos da casa, e manter os quintais limpos de folhas secas e entulhos que sejam bons para a procriação dos animais”, concluiu.
Diretoria de Comunicação