O Setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas/MS recebeu este ano 159 fichas de notificação de acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho, vindas de Unidades Notificadoras e Sentinelas do município (Unidades de Saúde, Hospitais, UPA e Clínicas). A grande maioria dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais é previsível e, por consequência, também prevenível.
Pensando nisso, o Setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador participará das ações nacionais amanhã (28), para sensibilizar os cipeiros, sindicalistas, trabalhadores em geral e as empresas, para que não esqueçamos os números elevados de acidentes e doenças ocupacionais.
Foram expostas faixas em pontos estratégicos da cidade para a conscientização sobre a importância da segurança no trabalho para o empregado e para o empregador.
As faixas estão expostas na Praça Senador Ramez Tebet; Avenida Clodoaldo Garcia, em frente ao CEM; e Avenida Capitão Olinto Mancini, em frente ao Hemonúcleo.
Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu, em 2003, o dia 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças do trabalho. A data foi consagrada no Canadá por iniciativa do movimento sindical, e foi escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, no ano de 1969. No Brasil, a Lei 11.121/2005 instituiu o mesmo dia como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
No mundo, segundo a OIT, ocorrem anualmente cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho e 160 milhões de casos de doenças ocupacionais. São dois milhões de trabalhadores mortos por ano, dentre os quais, 22 mil são crianças vítimas do trabalho infantil. Todos os dias morrem, em média, cinco mil trabalhadores devido a acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho, ou seja, uma morte a cada 15 segundos.
Segundo estatísticas divulgadas pelo Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Justiça do Trabalho, ocorrem no Brasil mais de 700 mil acidentes de trabalho por ano e, a cada dia, aproximadamente 55 empregados deixam definitivamente o mundo do trabalho por morte ou incapacidade permanente. São quatro mil mortes por ano em decorrência de acidentes de trabalho no país, colocando o Brasil em 4º lugar no ranking mundial.
Diretoria de Comunicação