Com foco em firmar parcerias para diversificar a produção agrícola em Três Lagoas, o secretário municipal de Meio Ambiente e Agronegócio, Celso Yamaguti, acompanhado de sua equipe técnica, visitou a sede da Agência Paulista de Tecnologia e Agronegócio (APTA) para buscar novas espécies de feijão.
Conforme Celso, o intuito é encontrar espécies que se adaptem ao ambiente e clima de Três Lagoas. “Por meio de uma parceria com a APTA, conseguimos dez novas espécies que serão plantadas em um campo experimental no Viveiro Municipal. Após a colheita, vamos analisar quais mais se adaptaram e, com isso, replantar para produzir sementes que serão distribuídas aos produtores rurais”, explicou.
Conforme os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), o feijão produzido, atualmente, na região não é tão resistente a pragas e, com isso, aumenta o trabalho necessário para o cultivo, mesmo a produção sendo pouca no final do ciclo.
“Esse projeto é exatamente para diminuir os custos com manutenção e aumentar a produção. Além disso, essa experiência pode ser levada, dependendo do resultado, a congressos que tratam do assunto e elevar o nome de Três Lagoas como cidade produtora e inovadora”, explicou Celso.
A previsão é que até o mês de agosto/setembro seja feita a colheita para análise e em março/abril de 2018 a SEMEA já tenha conseguido colher sementes para distribuir aos produtores rurais.
De acordo com a pesquisadora da APTA, Neli Cistina Santos, essa é a primeira vez que a agência fará experiências fora do Estado de São Paulo e que o resultado é muito aguardado, pois o clima e solo da região são diferentes.
Diretoria de Comunicação