Todo cidadão tem um Registro Geral (RG) e seus Cadastro de Pessoa Física (CPF) que possibilita ser identificado nos mais diversos sistemas e procedimentos. Assim como esses documentos, o Cartão SUS é de fundamental importância na hora do atendimento médico em uma unidade pública de saúde, além disso, a emissão e porte do registro são obrigatórios.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, sem a apresentação do Cartão SUS o paciente fica impossibilitado de receber encaminhamentos e até mesmo ser adicionado a lista de fichas de atendimento médico. Outro motivo para portar o documento sempre que for à uma unidade de saúde é que, se não tem o número do Cartão SUS o prontuário médico não pode ser emitido, ou seja, o paciente fica sem histórico de atendimento.
Outro fator importante para que o SUS funcione de maneira fluída, é que todos os cidadãos se empenhem em manter seus dados de cadastro atualizados, pois em Três Lagoas, por exemplo, existe uma grande população flutuante (Que trabalha e estuda, mas muitas vezes não mora na Cidade ou fica por curto período de tempo), que muitas vezes é atendida pelo sistema de saúde do Município, mas está cadastrada em outras Unidades da Federação.
EMISSÃO DO CARTÃO
Para a emissão do Cartão SUS o cidadão deve procurar a Unidade de Saúde de referência do seu bairro e levar o RG, CPF e um comprovante de residência. No caso de crianças, o responsável deve levar a Certidão de Nascimento.
CARTÃO SUS DIGITAL
Desde o final do ano de 2015 o Ministério da Saúde lançou um aplicativo para smartphone (Android e IOS) chamado Cartão SUS Digital. Esse disponibiliza ferramentas importantes como o controle da aferição de pressão e medição de glicemia, o que é essencial para quem tem diabetes e hipertensão.
Além disso, o aplicativo processa e reproduz uma versão digital do Cartão SUS com nome do paciente e número de identificação, assim como no cartão físico. Outro ponto é que o sistema permite, ao preencher as informações pessoais, acompanhar com auxílio de gráficos, os últimos registros de pressão máxima e mínima, bem como a evolução das taxas de glicemia.
O cidadão também poderá indicar se possui alguma alergia, informar se faz uso contínuo de medicamentos, adicionar contatos de emergência e compartilhar as informações com médicos por quem estejam sendo acompanhado, o que permite traçar o diagnóstico e ofertar o tratamento mais adequado ao histórico do paciente.
BAIXAR O APP
Para baixar o aplicativo do Cartão SUS, basta ir até a loja de aplicativos do seu smartphone e pesquisar por Cartão SUS Digital e, em seguida clicar sobre o ícone (Verde, amarelo e azul, semelhante a Bandeira Nacional) e depois em baixar. O aplicativo será instalado automaticamente.
No primeiro uso, será necessário, caso ainda não tenha, criar um breve cadastro e uma senha que permitirá o acesso ao aplicativo e suas diversas ferramentas. Além disso, se virar a tela do celular de lado (Paisagem) aparece uma versão digital do Cartão SUS que pode ser apresentado na recepção da Unidade de Saúde, por exemplo.
Quem tem cadastro e não se lembra da senha ou login, deve clicar em recuperar senha, preencher os campos necessários e seguir as orientações do aplicativo. É simples!
Diretoria de Comunicação