Buscando a humanização em todos setores, a Administração Municipal vem tentando aproximar cada vez mais a população dos órgãos e serviços públicos. Um forte exemplo disso acontece nas ESF (Estratégia de Saúde Familiar), onde diversas atividades sociais acontecem frequentemente em meio a comunidade.
O “Bebê a Bordo” é um programa presente e executado na unidade ESF do Interlagos. Por meio dele, atualmente, oito gestantes recebem aulas de pilates, participam de oficinas e se reúnem para compartilhar experiências da maternidade.
“Esse trabalho é muito importante, pois promove o vínculo afetivo entre mãe e filho, bem como os laços entre a família e a Unidade de Saúde. Além de incentivar a adesão no acompanhamento pré-natal”, explicou Fabrícia Zuque, coordenadora do ESF Interlagos.
Entre as atividades, uma em especial aqueceu o coração das futuras mães. Um ensaio fotográfico foi oferecido gratuitamente a todas. O fotógrafo profissional Renato Garcia cedeu o seu trabalho e estúdio para a realização do sonho dessas mulheres.
O programa conta com apoio da Secretaria de Assistência Social, por meio do Cras, da Pastoral da Criança, além da contribuição oferecida pelos estagiários da Aems e Ufms. “É uma ação conjunta, contamos com apoio de pessoas que, de forma voluntária, estão prontas a servir as outras.”, concluiu a coordenadora, que fez questão de agradecer o apoio da enfermeira Daniele Batista, das adolescentes Vanessa e Graziela, a fisioterapeuta Adriana, a costureira Maria e consultora de beleza Ana Paula. Todas essas foram integrantes voluntarias.
CURSOS
Além do trabalho com as gestantes, os ESF frenteiam cursos de capacitação e para proporcionar renda extra para as famílias atendidas. O último deles foi o Curso de Chocolate em Confeitaria e Chocolate Para a Páscoa que começou no último sábado (18) e terá outra turma no próximo dia 1 de março. A capacitação alcançará 21 mulheres nos dois dias e acontece graças a uma parceria com a empresa Chocoplast.
Diretoria de Comunicação