O prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro, reuniu nesta quarta-feira (18) em seu gabinete os representantes e líderes da sociedade civil organizada do comércio três-lagoense, junto com seus secretários, para mais uma reunião com o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus – CODIV-19.
Entre os assuntos discutidos na terceira reunião do Comitê estava o apoio dos líderes para ajudar na divulgação da prevenção do Coronavírus em seus ambientes de trabalho e para explanar sobre a prioridade de atendimento e licença de trabalho para grupos de risco tais como idosos, gestantes e portadores de doenças crônicas comprovadas que apresentam algum déficit de imunidade, incluindo, a pedido do prefeito, os pacientes de cirurgias eletivas que, em decorrer da situação atual, poderão ser adiadas.
“O nosso prefeito pediu para incluir neste grupo de risco aqueles pacientes com cirurgias pequenas como uma plástica, rinoplastia, entre outras, que poderiam ocupar vaga nas UTIs da Cidade e que no momento de alta estas pessoas podem ficar com o sistema imunológico em baixa no período de 30 a 60 dias sendo predispostas a infecção”, disse o presidente do Comitê e secretário Geral, Cassiano Rojas Maia.
APOIO
Angelo Guerreiro, Cassiano e a secretária de Saúde, Angelina Zuque ouviram atentamente os representantes para esclarecer e sanar suas principais dúvidas.
Guerreio agradeceu o apoio de todos e os tranquilizou dizendo que o comércio, por ora, não será fechado, porém é preciso seguir orientações para que consigamos trabalhar a curva viral desta pandemia mundial.
“A melhor maneira de trabalharmos hoje é nos prevenindo. Nenhum país, estado ou município está preparado para o Coronavírus e nós também não. Não estamos pedindo para a população entrar em pânico, mas pedindo para que entendam que o problema é sim sério. Existe uma parcela da população que não acredita no que estamos vivendo e esta parcela precisa entender que se não trabalharmos juntos prevenindo a situação poderá piorar. Fazemos a nossa parte e a população precisa fazer a sua”, disse o prefeito.
Estavam presentes na reunião Ivan Carrato, do Sindicato Rural de Três Lagoas; Suede Torres, do Sindvarejo; Fernando Jurado da Associação Comercial; Marcos Antônio Júnior, da ABRASEL; Telma Canisso, do Sindicato dos Bancários; Nelson Alves Rodrigues, do Comércio Mais Seguro; Eurídes Silveira Freitas, do Sindicato dos Empregados do Comércio de Três Lagoas e Christovam Bazan e Isabella Garcia, da Vigilância Sanitária.
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Ao final da reunião Angelina, o coordenador da Vigilância Sanitária e a fiscal farmacêutica ficaram com os todos os representantes para tirar e levantar as suas principais dúvidas para serem respondidas posteriormente visando continuar atendendo o comércio e população com segurança.