O período de chuvas, em especial no mês de janeiro, sempre foi motivo de preocupação e muito trabalho para as equipes do Departamento de Serviços Públicos (DSP) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) de Três Lagoas.
Na região dos bairros Santo André, Interlagos, Lapa e Jardim Dourados, as galerias pluviais levam a água das chuvas para a Segunda Lagoa, juntamente com lixos e objetos jogados irregularmente nas ruas.
Anteriormente, todo esse acúmulo ia parar dentro da Lagoa, poluindo o leito e comprometendo a fauna e vegetação existente, sendo necessária a intervenção da Prefeitura Municipal, que mobilizava uma verdadeira força-tarefa de limpeza para preservação do local.
Com a instalação do cesto de contenção na saída de uma das galerias, hoje, a Segunda Lagoa está com índice baixo de poluição, pois, a armação retém 90% de variados tipos de lixo, como: garrafas plásticas, sacolas, papel, papelão, evitando a contaminação.
O secretário de meio ambiente e agronegócio, Toniel Fernandes, destaca que essa medida reduziu o transtorno. “Antes, para realizar a limpeza da Segunda Lagoa, contávamos com as equipes das nossas secretarias, juntamente com ajuda voluntária do Exército e da Associação Amigos da Lagoa e, o trabalho já chegou a durar até dois dias. Com esse cesto, eliminamos esse transtorno e hoje, a Lagoa tem uma nova realidade”, explicou.
O lixo contido é retirado periodicamente pelas equipes da SEMEA. Instalado em novembro de 2019, somente na semana passada, o cesto evitou que aproximadamente 1,5 toneladas de lixo poluíssem a Segunda Lagoa.