A primeira etapa de pré-matrícula para novos alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme) encerrada na última quinta-feira (12) foi um sucesso, principalmente pelo novo método adotado pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) que agora faz o cadastramento de forma digital e online.
Segundo Neuraci Vasconcelos, do Departamento de Administração Escolar, o processo foi relativamente tranquilo. “Como adotamos um novo método de pré-matrícula, inicialmente, alguns pais tiveram dificuldade em se adaptar e entender que não haveria a necessidade de filas ou longa espera, muito menos dormir no local. A partir do momento que perceberam a organização, tudo ocorreu de maneira bastante tranquila”, comentou.
Nessa primeira etapa foram realizados 2.500 atendimentos, sendo que 1.303 em relação ao Berçário ao Maternal III; outros 536 do Pré I/II e 581 do 1º ao 9ª do ensino fundamental, sendo que quantidade de pré-matrículas superou as expectativas. “Esse cadastramento proporcionou uma visão geral da real necessidade de vagas em cada região do Município. Facilitou o planejamento de ações e melhor logística de atendimento a população”, ressaltou Maria Célia Medeiros, secretária municipal de Educação e Cultura.
Para evitar desgaste dos pais, mesmo com o pouco tempo de espera, foi oferecido um ambiente climatizado contando sempre com 10 a 11 atendentes para efetuar a pré-matrícula online. Além disso, foi disponibilizado café, chá, pão e brinquedos (cama elástica) no pátio da Secretaria para entretenimento das crianças.
Maria Célia enfatizou ainda que apesar da grande demanda os pais podem ficar despreocupados, pois o Departamento de Administração Escolar está estudando a melhor forma de ampliar as vagas disponíveis na Rede.
DESIGNAÇÃO E EFETIVAÇÃO
Entre o dia 17 e 19 os responsáveis devem comparecer à escola de sua preferência, aquela escolhida ou indicada no ato do cadastro como opção principal na primeira etapa de pré-matrícula, para efetivação da matrícula ou verificar a designação para outra. “Os pais terão a vaga garantida por três dias. Lembrando que a matrícula ocorre durante todo o ano letivo”, explicou a secretária.
O Departamento de Administração Escolar orienta que, se os pais não encontrarem o nome dos seus filhos nessa lista de designação, devem aguardar a segunda lista que será liberada no dia 23 de janeiro.
Veja também
Segunda etapa de pré-matrícula da REME começa nesta terça-feira
Veja no anexo abaixo a lista completa da primeira designação expedida pelo Departamento de Administração escolar.
Diretoria de Comunicação