Quem sofre, todos os anos, com os transtornos causados pelas chuvas em Três Lagoas, sabe o quanto é ruim ficar sem informações sobre o que está sendo feito para resolver o seu problema.
Pensando nisso, a Secretaria de Governo e Políticas Públicas, por meio da Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Três Lagoas, organizou um encontro entre moradores de regiões críticas de alagamento e o Secretário de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), Adriano Barreto.
A reunião aconteceu na última terça-feira (17) na sede da Prefeitura e os participantes puderam compartilhar suas dificuldades, esclarecer dúvidas, mas também ouvir diretamente do Adriano, detalhes do projeto de macrodrenagem que está em vias de liberação de recursos.
“Desde o início de 2017, nossas equipes de engenharia e planejamento estão trabalhando nesse projeto que vai resolver, de uma vez por todas, a drenagem das águas das chuvas nos pontos mais críticos da nossa cidade”, explicou o engenheiro civil. A expectativa é que as obras comecem no primeiro semestre de 2020, logo após a temporada de chuvas.
“Foi muito boa a reunião. Valeu a pena!”, comentou Gabriela Villela, moradora da Vila Alegre. Para Cínthia Tomé, a reunião foi muito proveitosa e esclarecedora. “Acredito que todos que participaram da reunião saíram com a sensação que esse projeto de infraestrutura para nossa cidade fará toda a diferença”, ressaltou.
Adriano também avaliou a iniciativa de forma bastante positiva. “Sempre estamos abertos ao diálogo, a construir soluções em parceria com a nossa população. Esse encontro foi uma ótima oportunidade de conversar com quem realmente sofre com o problema e mostrar quais soluções estamos adotando”, concluiu o Secretário.
Outras reuniões como essa devem acontecer logo no início de 2020. A ideia é manter mais um canal de comunicação e relacionamento com a comunidade, tratando dos problemas de forma direta e responsável.
O Projeto
As tratativas para solução dos problemas de drenagem no Município se arrastam desde o início da atual gestão. Com base nas diretrizes apontadas pelo “Três Lagoas Sustentável”, de 2016, foi detectada a necessidade da realização de um grande projeto de Macrodrenagem para o Município. A via mais adequada, foi o financiamento pelo CAF, banco multilateral de desenvolvimento que reúne 19 países, entre eles, o Brasil.
Após aprovação pela Câmara de Três Lagoas em julho deste ano, o projeto que contará com o financiamento de US$ 50 mi, anseia a aprovação do Banco e aguardará, ainda, a autorização do Senado Federal, antes do início das obras.
Contrapartida
Os valores adquiridos via CAF, que se juntarão ao financiamento junto à Caixa Econômica Federal, não compreendem todo montante dos investimentos. Para que os projetos sejam executados, se faz necessária a contrapartida do Município. Visando adiantar ao máximo os trabalhos tão importantes para a população, a Prefeitura já conta com obras avançadas, que serão apresentadas aos investidores.