Mesmo com chuva, mais de 1.300 alunos da Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas participaram, na manhã desta quarta-feira (11), da Formatura do Programa de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) nas quadras poliesportivas do Centro de Referência em Assistência Social e Educacional (CRASE – “Coração de Mãe”).
Quinze Unidades estão inseridas no Programa que presenteou as melhores redações dos alunos com medalhas e bicicletas.
Entre as autoridades presentes na solenidade estavam o Prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro; a Secretária de Educação, Heliety Antiqueira; Tenente e subcomandante da Polícia Militar, Flávio; Delegado Regional da Polícia Civil de Três Lagoas, Rogério Makert; vereador Sargento Rodrigues; vice presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente Elizeth Aparecida Silva.
Em seu discurso Angelo Guerreiro agradeceu a presença dos alunos e familiares e parabenizou a equipe pelo maravilhoso trabalho. “Parabéns à equipe que não mede esforços para conscientizar nossas crianças sobre o perigo das drogas”, disse.
Angelo aproveitou o momento para dar a notícias aos instrutores locais do programa, sargento Jefferson Barbosa de Paula e cabo André Sena de que as dez bicicletas que faltavam para as dezesseis que seriam entregues aos alunos seriam dadas pela secretária de Educação, o sargento Rodrigues, o delegado regional Rogério e ele. “Conversei com o Sargento Rodrigues, a Heliety, o delegado Rogério e a Elizeth e as bicicletas que não foram conseguidas por parcerias este ano nós daremos. E fiquem tranquilos que as do ano que vem também será por nossa conta”, comentou
Seis alunas foram premiadas no local com bicicletas pelas melhores redações com o tema PROERD. Viviane de Araújo Brito é uma delas cuja redação falava que havia aprendido com o Programa a importância de não usar drogas. “O PROERD me ajudou a abrir a mente e aprender que não é bom fumar, beber ou praticar bullying, pois prejudica muito a nossa vida”, disse
PROGRAMA
O PROERD é um Programa aplicado, exclusivamente, por Policiais Militares que possuem Formação de Instrutor para trabalhar com as crianças dos 5º anos do Ensino Fundamental I, visando ensiná-las a resistir a oferta de drogas, bem como a inibir o contato com traficantes, que incentivam a prática de outros crimes.
A parceria com a Prefeitura existe a 22 anos e, atualmente, conta com quatro instrutores: o 1º Sargento; da PM Jeferson Barbosa de Paula; o 3º Sargento PM Dolviro Liuz de Paula; o cabo André Ferreira de Sena e a Soldado PL Lilian Carolini da Silva Corsini.