A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), parceira da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, na realização do último mutirão da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, no sábado (07), no Centro de Especialidades Médicas (CEM), informa que, entre as pessoas atendidas, foram diagnosticadas 117 dermatoses diversas.
Segundo os profissionais da Saúde, a Dermatose é um conjunto de doenças da pele, “caracterizada por manifestações alérgicas persistentes” e os sintomas surgem com a “formação de bolhas, coceira, inflamações e escamação da pele”.
Como também consta no relatório, apenas 33 pessoas atendidas não apresentaram qualquer tipo de dermatoses. Por outro lado, foram diagnosticados: 16 casos de CBC – Carcinoma Basocelular; 09 CEC – Carcinoma Espinocelular; um caso de MM – Melanoma; e 31 casos de outras pré-neoplasias.
No mutirão de diagnóstico gratuito de câncer de pele, coordenado pela enfermeira Sebastiana Garcia de Freitas Tosta com toda a equipe do Programa Municipal de Controle de Hanseníase, participaram as médicas dermatologistas da SMS: Maria Angélica Gorga, Isabela Peron Melhado e Mônica Shimizu Corrêa; Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e acadêmicos do curso de Medicina do Campus Três Lagoas (CPTL) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).