O Departamento Pedagógico do Núcleo de Educação Especial (NUESP) de Três lagoas, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), encerrou na noite desta última quarta-feira (15), na Câmara Municipal, o Curso “Práticas de Inclusão”.
A equipe abriu o evento agradecendo a presença de todos, ressaltando que este foi mais um caminho traçado e realizado com sucesso pelas técnicas do NUESP e seus queridos cursistas, que juntos vem se empenhando no caminho da inclusão desde 2017, com o curso “Desafios do Cotidiano”.
Discursando a frase “todo conhecimento começa com o sonho. O sonho nada mais é que uma aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada. Sonhemos juntos”, de Rubem Alves, as coordenadoras se dirigiram aos cursistas ressaltando que os mesmos fizeram parte deste sonho, que continuará a ser sonhado para alcançar uma inclusão com responsabilidade e amor, “pois o mar da inclusão é repleto de aventuras, porém possuíam rumo certo, a aceitação e formação de cidadãos isentos de preconceitos e íntegros”, ressaltaram.
CURSO
O curso teve como objetivo dar continuidade aos estudos sobre a Educação Especial e Inclusiva, voltado aos aspectos práticos do dia a dia do professor, onde é trabalhada a elaboração de materiais e atividades que colaborarão para a aprendizagem do aluno com necessidades especiais.
Segundo a psicóloga do NUESP, Ludimila Testi Agutoli, “sabemos que a prática do professor é repleta de fazeres e quanto mais conhecimento se apropriar mais intencional é o seu trabalho em sala de aula. Lembrando que a utilização de jogos e materiais concretos podem e devem ser usados com todos os alunos, pois seguimos o preceito de que, não estamos trabalhando apenas com um ou dois alunos com deficiência, mas com toda uma classe, uma classe inclusiva, todos devem fazer parte deste contexto para que a inclusão se efetive”, disse.
HOMENAGENS
O diretorda Escola Municipal “Olyntho Mancini”, Jefferson Rodrigues Martins, foi homenageado pelo Núcleo de Educação Especial em agradecimento a sua constante presença no curso, levando apoio com sua organização e comprometimento. A diretora do Departamento de Gestão Educacional, professora Isabel de Lourdes Borges esteve presente durante o evento representando a secretária Municipal de Educação e Cultura, Maria Célia Medeiros.
Alunos do 2º e 3º ano da Escola Municipal “Olyntho Mancini” apresentaram um coral intitulado “Ninguém é Igual a Ninguém”, palavra cantada e ensaiado pela professora Rosenir Araújo Gomes. O professor Doutor Jairo de Paula, Psicanalista, também escritor e conferencista internacional, Doutor em Psicanálise; abrilhantou o evento com a palestra “Inclusão: mais do que um desafio escolar, um desafio social”, finalizando a noite com a entrega de livros autorais autografados aos presentes.
Diretoria de Comunicação