Cerca de 50 professores de Arte da Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, participaram nesta segunda-feira (02), no Centro Cultural, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), da Culminância de Formação de Arte. Apresentações musicais e teatrais foram realizadas no evento.
IMPORTÂNCIA
Segundo o Coordenador do Núcleo, Fernando Pontin, a formação do professor do componente curricular arte passa por um processo de compreensão e pela construção de uma identidade.
“Uma vez que essa disciplina deve contribuir, segundo a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul, para a interação dos alunos com a complexidade do mundo, propiciamos a troca entre culturas e favorecemos o reconhecimento de semelhanças e diferenças entre elas”, explicou.
PROJETO
A formação foi organizada e mediada pelo coordenador Fernando Pontin, do Núcleo Ensino Fundamental II / Arte. Os encontros foram ministrados pela professora Andréia Fernandes, com Formação Artística Profissional em Teatro, Graduação em Pedagogia e Pós-Graduação em Teatro, Expressividade e Dinamismo no Ambiente Escolar.
“Esperamos que tenhamos conseguido deixar claro ao professor a importância entre as artes expressivas e a criança, uma vez que caberá a ele (professor) estimular seu aluno à sensibilidade, à criatividade, à ludicidade e à liberdade de expressão nas mais diversas manifestações da arte e da cultura, por meio da visão cênica, do teatro, da dança, da música e, assim, das artes integradas”, finalizou Fernando.