Os gestores da Rede Municipal de Educação de Três Lagoas estiveram reunidos nesta quinta-feira (28), na Câmara Municipal, para participar do II Seminário Municipal de Gestores com o tema: “Criança, prioridade absoluta: a gestão em foco!”, última formação continuada do ano.
O encontro faz parte da política de investimento da Educação que perpassa um ciclo de estudos, aperfeiçoamentos e contínuas leituras que fomentam as práticas pedagógicas exitosas e qualitativas.
PALESTRAS
No período da manhã os gestores prestigiaram o doutor, mestre e professor Celso Vasconcellos, especialista em currículo e gestão, referência nacional em educação, observando os novos problemas do presente e outros possíveis que enfrentaremos no futuro.
“Quantas crianças passam, já passaram e ainda passarão por nossas mãos? O professor muda vidas. Tenho certeza que muitos professores estão aqui hoje por causa de um professor que te marcou”, refletiu Celso.
A professora Adriana Baytendorp palestrou no período da tarde evidenciando sobre as legislações e teorias que reafirmam o compromisso coletivo com o cuidado das crianças com deficiências, enquanto responsabilidades da Escola como um todo e não somente do professor de apoio.
IMPORTÂNCIA
Para o professor Leles Guilherme, do Departamento de Gestão Educacional, a profissão de professor vai além de um diploma ou currículo de graduação/licenciatura, pois exige na essência da formação um começo que não se finda.
“Somos desafiados diariamente pelas adversidades e problemáticas múltiplas de nossa profissão, que exige além da vivência e experiência, as teorias que fundamentam as práticas”, disse.
Para Leles, foram duas falas pontuais que fez os professores sairem mais convictos que o desenvolvimento da educação é contínuo, subjetivo/coletivo, plural e dialogável.
“O dia de hoje só nos fez refletir sobre nossas práticas docentes, gestivas e mesmo quanto nossa atuação transformadora na sociedade. Percebemos o quanto precisamos nos reler, nos rever, nos reinventar todos os dias para atender as diferentes crianças, em seus diferentes tempos de aprendizagem e sempre lembrando que a Criança é a Prioridade Absoluta em nossa sociedade. Para ela vivemos, para ela trabalhamos e para elas sonhamos por um mundo melhor”, finalizou.