Aproximadamente 80 alunos do Programa de Aceleração da Aprendizagem (PAA) do período noturno da Escola Municipal “Parque São Carlos” de Três Lagoas receberão nesta segunda-feira (13), às 19h, estudantes de enfermagem do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) para assistirem a palestra: “Alimentação Saudável e Obesidade”.
Segundo o coordenador Pedagógico do SENAC, Flávio Aparecido dos Santos, a atividade que será realizada faz parte da Unidade Curricular: Estágio Supervisionado. “São ações educativas de planejamento da assistência em enfermagem, cujos requisitos são obrigatórios para que o aluno dê continuidade no Curso Técnico em Enfermagem e tem como objetivo a realização de ações educativas e planejamento da assistência em enfermagem”, disse.
Ainda de acordo com Flávio, “para essas ações sempre escolhemos as Escola Municipais e as Unidades de Saúde, pois possuímos convênio com a Prefeitura Municipal de Três Lagoas”, explicou.
O diretor da Escola Municipal “Parque São Carlos”, Vinícios Paschoal Belon, acredita que “atividades como estas são importantes para que os alunos possam trabalhar com temas do cotidiano. O papel da escola é formar o cidadão e matérias interdisciplinares como estas ajudam nesta missão”, disse.
Para a Secretária de Educação e Cultura, Maria Célia Medeiros, “oportunidades como estas possibilitam nossos alunos não só de obterem informações referentes à saúde, mas de serem apresentados a uma possível profissão que podem desempenhar com amor e respeito ao próximo”, disse.
SENAC
Entre as ações já realizadas nas Escolas Municipais de Três Lagoas pelo SENAC estão: Alimentação Saudável, Combate ao Tabaco e Alcoolismo, Diabetes e Hipertensão.
Flávio explicou que “antes de realizarmos as ações fizemos uma pesquisa do perfil do público e colhemos algumas informações com a Diretora Pedagógica Municipal; já nas Unidades de Saúde estamos realizando ações de Amamentação, Violência Contra Mulher, Vacinação e esses temas foram discutidos juntamente com os gestores das Unidades de Saúde”, disse.
Além das ações educativas, os alunos aferem Pressão Arterial (P.A), verificam sinais vitais e medem o Índice de Massa Corporal (IMC). Depois de traçadas as estratégias os alunos realizam pesquisas, organizam as ações e recebem orientações das Docentes Patrícia Medeiros Grilo e Gabriela Rodrigues, explicou o coordenador.
Diretoria de Comunicação