Agora é oficial. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) autorizou a Prefeitura de Três Lagoas a fazer o manejo dos jacarés existentes na Lagoa Maior. A autorização foi recebida nesta terça-feira (31) pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) que deverá tomar as devidas providências para atender às exigências do órgão.
Conforme o fiscal ambiental, Flávio Fardin, esse documento já era aguardado há algum tempo, já que a secretaria havia solicitado essa permissão para o manejo dos animais. Para obter essa autorização, foi necessária a abertura de um processo onde foi apresentado um estudo técnico de manejo ao IBAMA.
Neste estudo são informados os procedimentos de captura, transporte, número de animais, bem como o local de soltura. O estudo previu ainda a realização da coleta de ovos dos jacarés, caso sejam identificados novos ninhos. A autorização permite todos estes procedimentos.
Os animais terão como destino a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Cisalpina, em Brasilândia. No caso de novos ninhos, os ovos serão destinados para o centro científico da Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande.
O IBAMA deverá ser comunicado da remoção com prazo de 30 dias de antecedência. O procedimento deverá ser realizado pelos funcionários do SEMEA com o auxílio de especialistas na área e com supervisão dos órgãos competentes.
Inicialmente, serão retirados os adultos, os animais menores são mais ariscos, mas conforme forem sendo pegos também serão retirados. Além disto, será realizado o controle reprodutivo da espécie pela retirada dos ninhos, os quais ocorrem entre dezembro e janeiro.
Diretoria de Comunicação