A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da equipe do Setor de Imunização e das equipes das Unidades de Atenção Básica de Saúde, os Postos dos Bairros, informa à população que a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo continua até sexta-feira (25).
Pelos resultados, ainda parciais, do Dia “D” de Mobilização Nacional da Vacina contra o Sarampo, a coordenadora do Setor de Imunização, enfermeira Humberta Azambuja, avalia que os índices de cobertura vacinal ainda estão abaixo do ideal esperado.
No sábado (19), o total de comparecimentos às Unidades de Saúde foi de 1.391 crianças, menores de cinco anos. Desse total, 268 foram vacinadas. Os demais estavam em dia com a vacina contra o sarampo. Ainda na mesma Campanha de Vacinação, foram aplicadas 736 doses em crianças acima de cinco anos, que não haviam sido vacinadas contra o sarampo, conforme as anotações verificadas em suas respectivas Cadernetas de Vacina.
Segundo estimativas do Ministério da Saúde, em Três Lagoas, a população de crianças com um ano é de 2.030 e até quatro anos de idade é de 6 mil.
“Esta Campanha de Vacinação é bem seletiva e está avaliando se os pais estão levando a sério o calendário de vacinas de seus filhos. No entanto, precisamos intensificar a Campanha para atendermos às crianças de 06 meses a um ano de idade, que é o período da D2 (segunda dose da vacina)”, explicou Humberta.
Portanto, pais ou responsáveis de crianças de 06 meses a menores de cinco anos devem procurar a Unidade de Saúde, mais próxima de sua casa, para que a equipe de Vacinas verifique se seu filho precisa ou não ser vacinado contra o sarampo.
PARCEIROS DE APOIO
Nesta Campanha Nacional de Vacinação, a exemplo do que ocorre em todo o Brasil, houve parceria de apoio do Rotary Club, na adesão ao “Movimento Vacina Brasil”.
Em Três Lagoas, houve mobilização do Rotary Club de Três Lagoas e do Rotary Club de Três Lagoas Cidade das Águas, incluindo a participação de jovens representantes do Interact Club, na Praça Senador Ramez Tebet e na região central da Cidade.
Na abordagem, ostentando faixa da campanha, os rotarianos distribuíram material educativo sobre a “Campanha Nacional de Vacinação” e a importância dos pais estarem atentos à atualização da Caderneta de Vacinas.