A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio do Setor de Imunização, promoveu reunião de preparação de enfermeiras e técnicas de enfermagem das equipes de vacinação de todas as 16 Unidades Básicas de Saúde, na tarde desta quinta-feira (03), no Plenarinho da Câmara Municipal.
Na reunião, a coordenadora do Setor de Imunização da SMS, enfermeira Humberta Azambuja, anunciou a participação de Três Lagoas na Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo, a começar na segunda-feira (07) e que se estende até o dia 25 de outubro.
Segundo estabelecido pelo Ministério da Saúde, crianças de 06 meses a menores de 05 anos de idade são o público alvo desta Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo.
Inserido neste período da Campanha Nacional de Vacinação, foi estabelecido também o dia 19 de outubro (sábado), como o dia “D” para os pais ou responsáveis levarem seus filhos até uma Unidade de Saúde para se imunizarem contra o sarampo.
No Dia “D”, que é um sábado, “a vacina estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, nos Postos dos Bairros, das 8h às 17s, para imunizarmos o maior número possível de crianças contra o sarampo”, observou a enfermeira Humberta.
“A recomendação aos pais é que levem consigo a Carteira de Vacina de seus filhos para as devidas anotações e controle”, orientou a enfermeira do Setor de Imunização da SMS.
De acordo com o mais recente Boletim Epidemiológico, divulgado pelo Ministério da Saúde, em setembro, foram confirmados 5.346 casos de sarampo no Brasil. A maior parte dos diagnósticos está concentrada em 153 municípios de São Paulo (97,5%), principalmente na região metropolitana.
Como explicou a enfermeira Humberta, o sarampo “é uma doença viral e altamente contagiosa”.