A equipe de Vigilância em Saúde do Trabalhador, setor da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, concluiu, no início deste mês de junho, a ação educativa para Prevenção de Queimaduras Oculares Ocupacionais.
Esta ação, desenvolvida junto aos trabalhadores e empresários das indústrias e estabelecimentos que usam solda em suas atividades, foi desenvolvida no período de 09 de abril a 05 de junho de 2019, e fez parte do Plano de Ação para Redução de Acidentes Ocupacionais por Queimaduras Oculares. O referido Plano foi elaborado para o Concurso Prêmio de Incentivo à Promoção e Vigilância em Saúde do Trabalhador do CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) de Mato Grosso do Sul , em que Três Lagoas foi contemplada com um veículo zero quilômetro.
Como foi relatado pela profissional de Educação Física, Darlene Heloísa Ferrari Ruiz, e pela Psicóloga Luciana Assi de Lima, ambas responsáveis pelo desenvolvimento da ação, foram visitados 145 estabelecimentos e empresas.
“Nesta ação, cabe ressaltar que tivemos também a parceria da participação dos estudantes estagiários do Curso de Enfermagem do Campus Três Lagoas (CPTL) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS”, informou Luciana.
No total, 750 trabalhadores da área de solda participaram desta Ação Educativa em “rodas de conversa” para falar sobre “saúde dos olhos e dar orientações para prevenção de acidentes, disponibilizando materiais informativos elaborados pelo próprio Setor da Vigilância em Saúde do Trabalhador, como, cartazes, adesivos e folders (panfletos)”, informou Darlene.
Além disso, a equipe da Vigilância em Saúde do Trabalhador também contou com as seguintes parcerias: Multisoldas; Protege Equipamentos de Segurança no Trabalho; Mac Solda Ferragens e Ferramentas; HS Luvas Artigos de Proteção Individual; Soldamac; RKM Máquinas; e no Workshop Birisoldas e no 2º Workshop Mais Profissional Soldamaq.