Liberação das ligações gratuitas é importante instrumento de prevenção ao suicídio
Graças a convênio de parceria do Ministério da Saúde com a entidade “Centro de Valorização da Vida” – CVV, o telefone 188 está liberado para ligações gratuitas, em todo o Brasil, desde 2018. Este serviço iniciou no estado do Rio Grande do Sul (RS) e, posteriormente, havia sido também implantado em outros oito Estados.
A liberação ocorreu na campanha “Setembro Amarelo”, de prevenção ao suicídio, em 2018.
Quando se fala em prevenção do suicídio, uma das entidades mais conhecidas e respeitadas em todo o Brasil, pela dedicação e competência de suas equipes de voluntários, é, sem dúvida alguma, o CVV, que possui, como importante instrumento de comunicação e diálogo, o número de telefone 188.
É importante saber que não há custo algum para a pessoa ligar e é também assegurado o sigilo absoluto da ligação telefônica. Pesquisas realizadas pelo CVV indicam que mais de 90% dos casos de tentativa de suicídio podem ser evitados, quando a pessoa encontra alguém para conversar e partilhar a dor que sente.
O CVV presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional a todas as pessoas que querem e precisam conversar. Em todo o Brasil, são mais de dois mil voluntários, devidamente capacitados para o atendimento pelo telefone 188.