Essa falsa notícia foi veiculada em 2015 e ainda volta a circular periodicamente
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento, informa à população que é falsa a notícia de ocorrência de furto de uniformes de Agentes de Endemias.
Essa “Fake News” é antiga e surgiu, pela primeira vez, em 2015, e, periodicamente, desde então, volta a ser publicada nas redes sociais.
Em Três Lagoas, os Agentes de Endemias, não os “Agentes Endêmicos”, como consta na “Fake News”, não usam jaleco, mas apenas camisetas ou camisas uniformizadas e crachás funcionais.
Para esclarecimentos e coibir notícias falsas, o Ministério da Saúde, há tempos criou um telefone para confirmar se determinada informação é falsa ou verdadeira.
Qualquer cidadão poderá enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número é (61)99289-4640.
“Todos os nossos Agentes de Endemias possuem o devido e reconhecido uniforme e crachá de identidade funcional”, informou o coordenador do Setor de Controle de Endemias, Alcides Divino Ferreira.
No entanto, se houver qualquer dúvida sobre identidade funcional do Agente de Endemias, o cidadão ou cidadã pode solicitar as devidas informações pelos telefones: 3929-1036, 3929-1782 ou 3929-9948.