Os educadores sociais desenvolveram o projeto “Reproduzindo Mudas”, com foco no cuidado com a ecologia
As crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV “Patrulha Mirim Rodoviária”, instalado no Centro de Referência em Assistência Social e Educacional (CRASE) Coração de Mãe, visitaram na manhã desta quinta-feira (22), o Viveiro Municipal, da Prefeitura de Três Lagoas.
Os educadores sociais Luiz Angeloni e Ivânia Hecht acompanharam a visita que encerra as atividades do projeto “Reproduzindo Mudas”. De acordo com a coordenadora do CRASE, Nilce Figueiredo, esse trabalho é ligado ao projeto macro “O Planeta Precisa Respirar”, uma proposta da Secretaria Municipal de Assistência Social, que visa despertar a consciência de preservação ao meio ambiente.
Os 30 crianças e adolescentes do período matutino conheceram como é o dia a dia de cultivo, as espécies e variedades existentes no local, além da diferença de cuidado entre uma planta e outra. Para a educadora social Ivânia, este projeto conseguiu atingir a sua meta, que é despertar o interesse das crianças pelo meio ambiente.
“Durante todo ano, as crianças tiveram a responsabilidade de cuidar de mudas de plantas ornamentais, vendo o desenvolvimento da semente, o crescimento da muda e o tempo certo para plantio. Foram diversas unidades que vão compor os jardins das casas deles e do CRASE. Estamos muito felizes com o resultado do Projeto”, disse a educadora social.
O coordenador do viveiro, Milton Freitas dos Santos, recebeu os alunos, apresentou cada espécie existente e a forma de cultivo. Além da técnica, Milton ensinou uma forma especial de trato com as mudas. “Além de água e local apropriado, se vocês querem plantas bonitas e floridas, conversem com elas. As plantas também são seres vivos e gostam de atenção”, explicou.
Para concluir o projeto, no próximo mês, os integrantes do SCFV “Patrulha Mirim Rodoviária”, mantido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), farão uma apresentação final, tipo portfólio, mostrando tudo que aprenderam durante o ano.