Além da vacina, moradores são orientados sobre posse responsável de animais e ações contra proliferação de vetores
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), setor da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento, desde a semana passada, realiza ação específica no Cinturão Verde.
Também participam da equipe do CCZ, especificamente nesta ação estagiários da Faculdade de Medicina Veterinária da Associação de Ensino de Mato Grosso do Sul – Faculdades AEMS.
A diretora de Vigilância em Saúde e Saneamento da SMS, Geórgia Medeiros de Castro Andrade, informou que, ao percorrer os lotes dos pequenos produtores rurais do Cinturão Verde, a equipe do CCZ está procurando não só imunizar cães e gatos contra a raiva, mas também orientar os donos de animais de estimação quanto à importância da posse responsável.
Até terça-feira (20), a equipe do CCZ havia vacinado 49 cães e sete gatos contra a raiva, em uma área do Cinturão Verde. Uma nova etapa desta ação da SMS deverá retornar em breve ao Cinturão Verde para visitar o restante dos lotes e dar continuidade à vacinação de cães e gatos e demais procedimentos.
“Nessas visitas, aproveitamos também para orientar os moradores do Cinturão Verde quanto aos cuidados que devem ter em seus quintais e nas suas casas sobre a proliferação do mosquito Aedes aegypty, vetor da Dengue e Chikungunya, e do Flebótomo, vetor da Leishmaniose”, comentou Geórgia.
Nesta ação, que vem sendo coordenada pelo médico veterinário do CCZ, Everton Ottoni, os moradores são orientados também a estarem atentos para “eliminarem de seus quintais e de suas casas tudo o que possa favorecer a proliferação de mosquitos e até de animais peçonhentos, como cobras, lacraias e escorpiões”, observou.