Encontro nacional realizado este ano em Bonito visa trocar experiências sobre a adoção e fortalecer as ações em seu benefício.
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) de Três Lagoas participará de 15 a 17 de novembro, em Bonito, do XXIII Encontro Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (ENAPA). Com o tema “Adotar é mais que Bonito”, o encontro nacional visa trocar experiências sobre a adoção e fortalecer as ações em seu benefício.
Todos os anos, desde 1996, o ENAPA reúne membros dos grupos de apoio à adoção do Brasil tais como juízes, promotores de justiça, psicólogos, assistentes sociais, advogados, pais e filhos por adoção, pessoas voluntárias das ONGs, estudantes e público em geral.
Para a Assistente Social da SEMEC, Elizethe Aparecida da Silva, “este é o segundo ano que participamos e como são oferecidas palestras de vários campos profissionais, desde o jurídico até o psicológico, é uma ação positiva, pois estabelece uma nova cultura a partir da adoção. Conhecer um pouco de cada setor nos possibilita trabalharmos melhor com a questão psicológica, social e jurídica com a criança que será adotada”, disse.
Elizethe explica que a ação é uma transformação na vida da criança. “Precisamos entender cada vez mais para que possamos oferecer uma condição de vida melhor e positiva para tantas crianças que ainda não tiveram a oportunidade de serem adotadas. Este é um trabalho lindo e muito profissional em que o país inteiro participa e estou muito feliz de poder representar a Educação em um evento tão importante”, finalizou.
PROGRAMAÇÃO
Serão três dias inteiros de programação com Workshop, palestras e debates. No primeiro dia está programado um Workshop com a Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção (Angaad) e palestra de abertura: “Não Abandone os Seus Filhos!” com professor, coach e palestrante, Aly Baddauhy Jr.
No segundo, entre vários temas os participantes conferirão a palestra com o Tema: “Cadastro de Adoção” com a Juíza de Direito do TJ-RO e atualmente Juíza-auxiliar da Corregedoria do CNJ, Sandra Silvestre. Já no terceiro dia, entre as várias palestras do dia está “Avanços e retrocessos em matéria de adoção” com o Juiz de Direito do TJ-MS, Fernando Moreira.