São coordenadores de Unidades de Saúde, enfermeiros, médicos e outros envolvidos na Notificação de Acidente Grave
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio do Setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Departamento de Vigilância em Saúde e Saneamento, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES), está realizando capacitação sobre “Acidente de Trabalho Grave – ATG”.
A capacitação iniciou no período da tarde de quarta-feira (17) e deverá estender-se até às 18h desta quinta-feira (18), no recinto do Plenário da Câmara Municipal de Três Lagoas.
Estão participando, junto com os profissionais de Saúde de Três Lagoas, envolvidos na Notificação de ATG, profissionais dos municípios que formam a Microrregião, ou seja, dos municípios de Água Clara, Bataguassu, Brasilândia, Santa Rita do Pardo e Selvíria.
São coordenadores de Unidades de Saúde, Enfermeiros e Enfermeiras, Médicos e outros profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e também da rede particular de atendimento à saúde do trabalhador.
A capacitação está a cargo da doutora e mestre em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência, Márcia da Silva Anunciação Lazarino, da cidade de Betim (MG).
A secretária de Saúde de Três Lagoas, Angelina Zuque, acompanhada da coordenadora do setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Maria Aparecida de Oliveira, esteve na abertura do curso e desejou as boas vindas a todos os participantes.
“Todo o treinamento que promovemos em Três Lagoas tem a finalidade da melhoria de resultados e do ‘empoderamento’ dos nossos servidores. Além de adquirirem conhecimento, damos oportunidade de compartilharem sua capacitação para o bem da população que atendemos”, destacou Angelina Zuque.
Como antecipou Maria Aparecida, “quando se fala em ATG, a relação específica desses acidentes segue os protocolos do Ministério do Trabalho, definidos na legislação”.
A coordenadora da SMS deu como exemplos, acidentes de trabalho que provocam desmaios, cortes, queimaduras e outras lesões que afastam o trabalhador do exercício de suas funções.
“O Trabalho faz bem para a saúde?” Esta foi a pergunta lançada pela ministrante do curso de capacitação.
Como assegurou a doutora Márcia, “faz bem, porque precisamos do trabalho, mas também é importante que o trabalho não prejudique a saúde do trabalhador”.