Reconhecimento, estendido aos servidores da Saúde, partiu da Fibria e da Ecovec, empresa de biotecnologia e bioinformática
A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), recebeu o prêmio de “Cidade Modelo em Execução”, concedido pela Fibria e pela Ecovec, empresa de biotecnologia e bioinformática, de Belo Horizonte (MG), responsável pelo sistema de Monitoramento Inteligente do Aedes aegypti (MI-Aedes).
Na oportunidade, a premiação foi estendida e também entregue a todo o pessoal que trabalha diretamente no MI-Aedes, como: Supervisor Geral, Alcides Divino Ferreira; e as Agentes de Campo, Joana Bragança da Silva Maia e Cléria do Socorro Silveira e o Agente de Campo, Renato Soares.
Foram também premiados como “Colaborador Categoria Excelência”, os servidores José Rodrigues de Freitas e a Supervisora de Campo, Luciene Ferreira Lino.
A solenidade de entrega da premiação foi no salão de eventos da Associação Comercial e Industrial de Três Lagoas (ACITL), no período da tarde desta segunda-feira (1º de outubro).
Junto com a diretora de Vigilância em Saúde e Saneamento da SMS, bióloga Geórgia Medeiros de Castro Andrade, representando a secretária de Saúde, Angelina Zuque, e o Supervisor Geral do MI-Aedes em Três Lagoas, Alcides Divino Ferreira, a entrega da premiação contou com a presença do coordenador de Saúde da Fibria, médico Ricardo Trevisan Perez, acompanhado da enfermeira Tânia Márcia de Oliveira Tannús; e as representantes da empresa Ecovec, Ana Márcia Macedo Cabral e Ana Paula Moreira.
No mesmo dia, pela manhã a equipe da Ecovec e os representantes da Fibria, há 11 anos parceiros na execução do sistema MI-Aedes, estiveram na sala de reuniões do Gabinete do prefeito Angelo Guerreiro, a quem foi apresentado os resultados do trabalho que vem sendo feito no monitoramento dos índices de infestação do Aedes aegypti.
São 305 armadilhas, instaladas numa distância de 300 metros de uma da outra, em vários bairros da Cidade, para capturar a fêmea do Aedes aegypti e servir de instrumento de monitoramento dos índices de infestação do vetor da Dengue, Zica Vírus e Chikungunya, em determinado Bairro ou região urbana.
Atendendo à solicitação do prefeito Angelo Guerreiro, a Ecovec enviará mais duas armadilhas, conhecidas como “Armadilhas MosquiTRAP”, que deverão ser instaladas no distrito de Arapuá para monitoramento do Aedes.
PARCERIAS
Na visita ao prefeito de Três Lagoas, também com a presença do coordenador de Vigilância em Saúde e Saneamento, Francisco Joaquim da Silva, foi ressaltada a importância da parceria da Fibria com a Prefeitura de Três Lagoas, nos investimentos de custeio do sistema MI-Aedes, que está completando 11 anos.
“É um importante instrumento de monitoramento da infestação do Aedes que precisa ser melhor aproveitado, mas que também merece o nosso reconhecimento de gratidão pelo apoio que recebemos da Fibria”, disse o prefeito.
“Esta e outras importantes ações da Fibria demonstram o quanto esta empresa leva a sério o compromisso da responsabilidade social junto às comunidades onde ela atua”, ressaltou o prefeito Angelo Guerreiro.
“Podemos dizer que a Fibria é realmente uma empresa que se preocupa com a saúde das pessoas, com o bem estar da nossa população. Que isso sirva de exemplo para outras empresas”, comentou o prefeito.
“É um investimento alto, levando em conta os 11 anos, mas é gratificante, porque a Fibria está investindo na saúde dos nossos funcionários, das suas famílias e na saúde da população”, destacou o médico Ricardo Perez.
No encontro com o prefeito, foram também discutidas as propostas “para melhorias no sistema MI-Aedes”, assim como avaliação das dificuldades operacionais e apresentação de um plano de ação, com esclarecimento de dúvidas sobre o trabalho que vem sendo feito.